Eleição sobre vitalícios no Palmeiras termina sem quórum e em confusão
Presidente do Conselho Deliberativo do clube afirma que faltaram seis votos para que pleito dos sócios tivesse validade e rebate as acusações de que escondeu o resultado

Em meio ao fim das negociações com Jorge Sampaoli e da aceleração das conversas que podem levar à contratação de Vanderlei Luxemburgo como técnico para 2020, o sábado teve uma assembleia geral para sócios decidirem se aceitam a redução de membros vitalícios no Conselho Deliberativo do Palmeiras. Mas não houve quórum e ocorrem acusações de confusão.
Nas redes sociais, conselheiros apontaram que Serpahim Del Grande, presidente do Conselho, encerrou a votação mais cedo do que se costuma, o que ajudaria na configuração de menos votos dos que os cerca de 760 necessários para validade da assembleia, e deixou com o clube com o resultado no bolso. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, Del Grande nega tudo.
- Quem comenta isso não tem o mínimo conhecimento jurídico. Quando se tem uma eleição, vai para a secretaria, que emite um comunicado que é fixado na segunda-feira para todos os associados. Na segunda-feira, estará lá fixado o resultado da eleição. Mas todos sabem que não deu quórum e que será convocada uma nova eleição - afirmou o dirigente.
- Precisa ser um infeliz, um recalcado para dizer que coloquei o resultado no bolso e fui embora. E a eleição começou às 8h e terminou às 17h, como manda o estatuto - prosseguiu, indicando que a nova assembleia ocorrerá em 18 de janeiro, com necessidade de quórum menor.
- Não deu quórum. Eram necessários 10% dos sócios em ordem, que seriam cerca de 760, e faltaram seis votos. Será convocada uma nova assembleia daqui 30 dias, por volta de 18 de janeiro. Nessa segunda assembleia, são necessários 500 votos - explicou.
O Conselho do Palmeiras hoje é dividido da seguinte forma: 300 cadeiras ao todo, sendo 152 para conselheiros eleitos, e outras 148 para vitalícios (apenas 135 destas vagas estão ocupadas). Em outubro, foram votadas duas propostas de reforma estatutária: a primeira para diminuir o número de vitalícios para 120, e a segunda, para 100. Nenhuma contou com aprovação dos conselheiros.
Ainda assim, as duas ideias de redução foram colocadas ao associado e serão votadas novamente nessa segunda assembleia, provavelmente em 18 de janeiro. Para conseguir a aprovação, é preciso de dois terços do total de votantes. Caso o número não seja atingido, o Conselho Deliberativo permanecerá com 148 cadeiras para vitalícios.
Este assunto já foi votado anteriormente, mas gerou polêmica. O Conselho brecou a primeira tentativa de diminuição dos vitalícios, e o associado teve de votar se concordava em manter a composição do órgão como é atualmente (152 +148). O sócio votou contra, mas a maioria não atingiu dois terços dos votos na ocasião.
Esperava-se que o tema voltasse a ser debatido entre os conselheiros, mas mesmo durante este imbróglio, Del Grande já convocou duas novas votações para vitalícios - dez vagas foram preenchidas desde janeiro.

Fora de Campo
Neto crava saída de Abel Ferreira do Palmeiras para Vasco
Há 14 minutos
Palmeiras
Lucas Evangelista engata maior sequência como titular e se consolida no Palmeiras
Há 4 horas
Futebol Nacional
Flamengo e Palmeiras participarão da Messi Cup 2026; confira
Há 13 horas
Fora de Campo
Neto ironiza relação entre Palmeiras e Vasco: 'Se fosse o Corinthians'
Há 14 horas
Palmeiras
Palmeiras tem oito jogadores convocados na Data Fifa; veja calendário completo
Há 17 horas
Fora de Campo
Neto comenta interesse de europeu em Abel Ferreira, do Palmeiras: 'Rezando'
Há 17 horasMais LANCE!

Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores

MPSP recomenda 4 mil ingressos para torcida do Fluminense contra o Palmeiras

Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras

Abel recebe sondagem do Sporting, e Palmeiras se apoia em contrato

Entenda como a nova regra de jogadores estrangeiros afetará o Palmeiras

Paulinho intensifica recuperação durante Data Fifa, e Palmeiras busca 'zerar' DM

Duas semifinais e duelo com o Flamengo: a corrida do Palmeiras pela tríplice coroa

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Seleção Brasileira: o que esperar das novidades da lista de Ancelotti após a Copa do Mundo

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

Uruguai convoca Emiliano Martínez, do Palmeiras, após lesão de Valverde


