Mano Menezes Palmeiras

Palmeiras de Mano tem cinco empates a mais do que o Flamengo neste Brasileiro (Agência Palmeiras/Divulgação)

William Correia
21/10/2019
11:08
São Paulo (SP)

Após o 1 a 1 diante do Athletico-PR, em Curitiba, Mano Menezes apontou os empates como explicação para os dez pontos de diferença para o Flamengo, líder do Campeonato Brasileiro. E o Palmeiras, mesmo com 11 rodadas ainda a serem disputadas, já acumula mais igualdades do que na campanha do título de 2016, e está a dois do número da conquista do ano passado.

O Verdão atual acumula nove empates. É um a mais em relação à equipe comandada por Cuca e que foi campeã há três anos, encerrando um jejum de 22 anos sem o clube levantar esta taça. Na última temporada, com a campanha iniciada com Roger Machado como técnico e encerrada com Luiz Felipe Scolari no banco de reservas, foram 11 igualdades, duas acima do time de agora.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

No ano passado, contudo, depois de 27 rodadas (trajetória atual do Campeonato Brasileiro), os comandados de Felipão tinham empatado somente oito vezes, uma a menos em relação ao grupo que hoje tem Mano como chefe. Ainda assim, a campanha de 2019, na comparação com o mesmo período, é melhor: tem 54 pontos, uma acima do Verdão de 2018.

Desses nove empates da campanha de 2019, três foram com Mano, todos por 1 a 1, diante de Inter e Athletico-PR, fora de casa, e Atlético-MG (com o auxiliar Sidnei Lobo no banco, já que Mano estava suspenso), no Allianz Parque. Com Felipão, 2 a 2 ante o Bahia, no Allianz Parque, e outros cinco 1 a 1: diante do Vasco, em casa, e de CSA, São Paulo, Corinthians e Grêmio, como visitante.

Na comparação com o Flamengo, a diferença está exatamente nos empates. O Palmeiras possui as mesmas três derrotas do líder, mas tem cinco empates a mais (nove contra quatro) e, consequentemente, cinco vitórias a menos (15 contra 20). Assim, se explica matematicamente a distância de dez pontos.

- A questão é saber pesar o campeonato, a distância e a pontuação em comparação com o líder. Estamos perdendo o campeonato, até agora, nos empates, porque temos o mesmo número de derrotas: três. A diferença de pontos fica por aí - apontou Mano, destacando o poder de decisão do Flamengo, que, por exemplo, venceu o Athletico por 2 a 0 em Curitiba, mesmo sofrendo mais do que o Palmeiras, na visão do treinador do Verdão.

- O Flamengo sofreu muito mais do que nós, mas aproveitou as oportunidades e decidiu mais. Isso é mérito. Precisamos saber o que fazemos bem e melhorar o que podemos melhorar, porque é importante, em jogos como esse, ter poder de decisão grande, porque são jogos grandes. Motivação nós vamos ter e temos obrigação de ter, não temos nem teremos problemas quanto a isso.

O Palmeiras volta a campo neste domingo, diante do Avaí, na Ressacada, em Florianópolis (SC), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. A reapresentação do elenco todo na Academia de Futebol está marcada para quarta-feira, com folga geral na terça - a delegação volta de Curitiba nesta segunda.