24 anos depois, Palmeiras encara um colombiano em mata-mata de Libertadores
Último duelo eliminatório frente um time da Colômbia foi em 1999, diante do Deportivo Cali
O Palmeiras viaja para a distante Pereira nesta segunda-feira (21), onde nesta semana encara o azarão Deportivo Pereira, pelo primeiro jogo das quartas de finais da Libertadores 2023.
+ Veja tabela e classificação da Libertadores-2023 clicando aqui
O jogo já seria histórico para os colombianos por ser a primeira edição de Libertadores que eles disputam, mas para o Palmeiras, a partida também terá um sabor muito diferente.
Há mais de 10 anos que o clube não sabe o que é enfrentar um clube colombiano em um mata-mata de competição continental.
A última vez que isso aconteceu foi pela Sulamericana de 2012, quando o Palmeiras do técnico Gilson Kleina acabou sendo eliminado pelo Millionários, pelas oitavas de final da competição. O Verdão venceu por 3 a 1 em São Paulo, mas acabou derrotado por 3 a 0 em Bogotá e deu adeus ao torneio.
Em Libertadores então, a última vez que o alviverde encarou um time da Colômbia em confronto eliminatório foi logo em 1999, na primeira vez que a América se pintou de verde, diante do Deportivo Cali.
Nesta era recente em que acabou se tornando um dos maiores times do continente, com dois títulos de Libertadores nas três últimas edições, o Verdão acabou não encontrando nenhum time colombiano pelo caminho.
Desde 2017, ano em que o Verdão retornou de vez para a fase final da Libertadores, foram dois confrontos diante de times do Equador, dois diante de chilenos, três vezes contra times argentinos e paraguaios, e sete vezes diante dos brasileiros.
Em Libertadores, o saldo alviverde em duelos eliminatórios frente aos colombianos é positivo: em dois duelos, uma classificação para a final, em 1961, diante do Independiente Santa Fé e o título da edição de 1999, diante do Deportivo Cali.
Deportivo Pereira e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (23), a partir das 21h30 (horário de Brasília), e o jogo terá transmissão da Rede Globo e dos Canais ESPN.