Em 2020, Palmeiras deve se tornar o clube em que Felipe Melo mais jogou

Volante acaba de renovar contrato até o final de 2021 e está a 44 partidas oficiais de ter atuado mais pelo Verdão do que pelo turco Galatasaray, onde esteve por quatro anos<br>

Felipe Melo
Felipe Melo renovou recentemente seu contrato com o Palmeiras até o fim de 2021 (Agência Palmeiras/Divulgação)

Escrito por

A recente renovação de contrato até dezembro de 2021 coloca o Palmeiras de vez como clube marcante na carreira de Felipe Melo: o volante de 35 anos de idade terá jogado mais com a camisa que veste atualmente do que com qualquer outra que já vestiu na carreira. E nem deve ser necessário cumprir todo o período do novo vínculo.

Contando somente partidas oficiais, para comparar com dados das equipes europeias defendidas pelo meio-campista, o camisa 30 do Verdão entrou em campo em 111 oportunidades. Número que é superado só pelas 154 partidas no Galatasaray, clube turco em que esteve por quatro temporadas completas.

A estimativa é de que Felipe Melo realize esses 44 jogos necessários para bater seus números na Turquia até 2020. Se tudo der certo, com o Palmeiras avançando em todas as competições, incluindo o Mundial de Clubes, o time de Luiz Felipe Scolari terá exatamente mais 44 compromissos até o final do ano, com a ponderação de que é altamente improvável a presença do volante em todos. Já a perspectiva mais pessimista é de que restam 33 partidas à equipe.

Felipe Melo esteve no Galatasaray entre 2011 e 2015, sendo o clube em que esteve mais tempo entre os 11 que defendeu na carreira (jogou ainda por Flamengo, Cruzeiro e Grêmio, no Brasil, Mallorca, Racing e Almería, na Espanha, e Fiorentina, Juventus e Inter de Milão, na Itália). Na Turquia, foram quatro temporadas completas e dois jogos oficiais na liga nacional de 2015/2016 até se apresentar e estrear na Inter de Milão em setembro de 2015.

O volante está no Palmeiras desde o começo de 2017, e deve ter mais partidas do que no Galatasaray antes de completar quatro temporadas no clube. Na verdade, esse número já poderia ser batido em 2019, sem nenhum exagero, se o meio-campista não perdesse espaço a ponto de ser afastado e treinar separado do elenco por desavença com o então técnico Cuca na metade de seu primeiro ano no Verdão.

A temporada em que Felipe Melo menos atuou pelo Verdão foi exatamente a de 2017, com 30 partidas oficiais (excluindo dois amistosos). Em 2018, quando manteve-se na formação ideal tanto de Roger Machado quanto de Felipão, foram 55 jogos oficiais (sem contar três amistosos). Até a parada das competições por conta da Copa América, já atuou 26 vezes em 2019.

O jogador já chegou a dizer, no ano passado, que gostaria de se aposentar no Palmeiras, mas tratou do tema desde a renovação, anunciada na terça-feira da semana passada. De qualquer forma, chegará ao final de seu contrato com cinco temporadas completas e 38 anos de idade. Seguindo ou não na carreira depois disso, definitivamente com o clube marcado em sua carreira, independentemente dos títulos - conquistou o Brasileiro de 2018 até agora.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter