100 anos no Parque dos Sonhos: Do Jardim Suspenso até a América
Última grande reforma do Parque Antarctica é concluída em 1964 e com antigo formato Palmeiras celebra um dos maiores títulos da história no estádio: a Libertadores de 1999<br>


A última imagem do antigo Estádio Palestra Itália para o torcedor começou a nascer em 1962, depois do fechamento em 21 de abril. O dinheiro arrecadado com a venda de Chinesinho ao Modena, da Itália, serviu para que o Palmeiras investisse na remodelação da nova casa. No terceiro episódio da especial 100 anos do Parque dos Sonhos, vamos detalhar a era do Jardim Suspenso.
FIM DE PROBLEMA
A principal novidade foi a suspensão do gramado em cerca de três metros. Localizado em uma área sujeita a alagamentos desde o início do século, o projeto tinha como ideia acabar com o problema. Além disso, arquibancadas atrás gol onde atualmente é o setor norte do Allianz formavam a "ferradura".
- São dois córregos que passam por aqui. Sempre havia enchente. Antigamente, era uma várzea. Você tinha o estádio aqui e mais nada. Só o Tietê lá embaixo - diz o pesquisador palmeirense José Ezequiel de Oliveira Filho.
A inauguração do Jardim Suspenso aconteceu em sete de setembro de 1964, uma segunda-feira, contra a Sociedade Esportiva Guaratinguetá e vitória por 2 a 0 com gols de Ademar Pantera e Rinaldo.
GALERIA: O JARDIM SUSPENSO EM IMAGENS
O estádio reformado passou a abrigar o departamento administrativo e de fisioterapia abaixo do campo. Foi no Jardim Suspenso que as duas Academias do Palmeiras desfilaram o futebol. Lá também houve o recorde de público em 1976, quando o Verdão venceu o XV de Piracicaba por 1 a 0 e faturou o título paulista. Foram 40.283 torcedores, número superado somente em novembro do ano passado, no jogo do título brasileiro contra a Chapecoense, quando o Allianz Parque recebeu 40.986 pagantes.
Após faturar o estadual de 1976, o clube viveu jejum de títulos dentro e fora do Parque Antarctica. Apesar disso, entre 1986 e 1990 o Verdão ficou invicto no estádio por 68 partidas consecutivas. É a melhor marca neste cem anos.
VOLTA DOS TÍTULOS
Os títulos voltaram em larga escala a partir de 1993 e a torcida passou a ver grandes esquadrões em ação no Palestra Itália, mas título em casa novamente somente em 1996, com a conquista do Campeonato Paulista. Dois anos depois, veio a Copa Mercosul, aquecimento para o que vinha pela frente em 1999.
O estádio passou por algumas transformações na década de 1990. O espaço vazio entre a arquibancada e a numerada descoberta ganhou arquibancada e a "ferradura" ficou completa. Foi já com o novo formato que o palmeirense comemorou a Libertadores, dia 16 de junho de 1999, diante do Deportivo Cali.
'Eu brinco que não foi o Zapata quem chutou o pênalti para fora. Foi a torcida quem a tirou'
Na última década do Jardim Suspenso, algumas reformas pontuais aconteceram como a criação do setor família, pequena arquibancada levantada ao lado da numerada coberta e também o surgimento do setor Visa, no centro do campo. Foi com este formato que o Verdão ganhou o Paulistão de 2008, último título do velho Palestra, e fechou as portas no dia 9 de julho de 2010, no amistoso contra o Boca Juniors.
NO ÚLTIMO CAPÍTULO: Nasce o Allianz e ressurge o Alviverde imponente

Fora de Campo
Rivais se irritam com Abel Ferreira após vitória do Palmeiras: 'Nunca enganou'
Há 17 minutos
Palmeiras
Paulinho retorna aos treinos, e Palmeiras inicia preparação para a Copa do Brasil
Há 22 minutos
Futebol Nacional
CBF divulga análise do VAR de expulsões em Vitoria x Palmeiras
Há 1 hora
Onde Assistir
Palmeiras x RB Bragantino: onde assistir, horário e escalações pelo Brasileirão sub-20
Há 3 horas
Futebol Nacional
Chances de título do Palmeiras disparam em relação ao Flamengo no Brasileirão
Há 4 horas
Palmeiras
'Força para dizer não': Como o Palmeiras rebate propostas por titulares na janela de transferências
Há 5 horasMais LANCE!

Barboza vira assunto em Vitória x Palmeiras: 'Abismo'

Palmeiras aproveita brecha do Flamengo para abrir gordura no Brasileirão

Vitória emite nota de repúdio após jogo contra o Palmeiras

Abel cita polêmicas de arbitragem e celebra vitória do Palmeiras

Dê suas notas: Palmeiras goleia e amplia vantagem para Flamengo

Palmeiras goleia Vitória em jogo de expulsões e abre vantagem no Brasileirão

Torcida do Flamengo se revolta com arbitragem em Vitória x Palmeiras

Vitória provoca Palmeiras após polêmica de arbitragem: 'Parabéns'

Quem é o árbitro de Vitória x Palmeiras? Alex Stefano já negou orientação do VAR

Veja gols em Vitória x Palmeiras: Alviverde abre quatro de vantagem

PC Oliveira aponta erro grave da arbitragem em Vitória x Palmeiras

Palmeiras muda esquema e tem Flaco e Roque no banco; veja escalação

Luis Pacheco é convocado para a Seleção e mira espaço no profissional do Palmeiras


