Rafael Silva, o 'Baby': de criança tímida a judoca que chama atenção do mundo todo em Tóquio
'Baby' já deve entrar no tatame japonês nesta quinta-feira. A expectativa é grande já que não se sabe quem será seu primeiro desafiante nos Jogos Olímpicos de Tóquio

Sendo o primeiro judoca brasileiro a ganhar uma medalha na categoria acima de 100 kg em Jogos Olímpicos, Rafael Silva, mais conhecido como "Baby" vive a expectativa pela estreia no judô em Tóquio na noite de quinta-feira (29). Seu oponente para as oitavas de final ainda não foi definido.
GIGANTE NO JUDÔ, TÍMIDO FORA DO TATAME
Assim como o possível desafiante na semifinal, Teddy Riner, o brasileiro também tem um tipo físico que destoa dos demais judocas. Com um pouco mais de dois metros de altura e pesando 160kg, ele costumava ter vergonha em ser o mais alto entre os colegas na infância:
- Eu já aparecia muito, o tempo todo, porque sempre fui grande. Então, me tornei uma criança muito tímida e retraída. De algum modo, eu queria que não me vissem. - relembrou o atleta em entrevista para o Uol.
Mas depois de conseguir ganhar várias disputas no judô, o brasileiro passou a melhorar sua autoestima e reconhecer o potencial do seu próprio corpo:
- Ser campeão melhorou muito a minha relação com o meu corpo. Ter bons resultados fez com que eu tivesse confiança para lutar e, então, essa relação começou a refletir na minha autoestima, na forma como vejo meu corpo. Sei que ser grande me traz vantagens competitivas, e isso me faz bem.
HISTÓRICO DE PESO
Natural do Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, o judoca de 34 anos também atua como terceiro sargento no Exército Brasileiro. Mas no tatame suas armas são os braços, que usou para levar o bronze nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
Além de também ter conquistado a prata nos Jogos Pan-Americanos de 2011, "Baby" foi bronze nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Mas dessa vez deseja trazer o ouro para o Brasil, ganhando o que seria, a terceira medalha no judô em Tóquio.
CONFIRA ABAIXO O QUADRO DE MEDALHAS ATUALIZADO

Olimpíadas
Sedes e datas de circuito classificatório para Los Angeles 2028 são anunciadas
Há 2 meses
Mais Esportes
Olha ela! Finalista do BBB, Ana Paula carregou a tocha olímpica na Rio 2016
Há 2 meses
Olimpíadas
É 1º de abril? Fotos do esporte que parecem mentira, mas não são
Há 3 meses
Mais Esportes
É 1º de abril? 'Churrasquinho de pombo' em cerimônia de abertura olímpica
Há 3 meses
Olimpíadas
Dia da Mulher: oito atletas que abriram espaço para o esporte feminino nas Olimpíadas
Há 4 meses
Copa do Mundo
Homem-forte de Trump junto à Fifa e ao COI é um dos protagonistas da Lista de Epstein
Há 4 mesesMais LANCE!

Cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Inverno leva emoção e requinte à Arena de Verona

Delegação brasileira se diverte em cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Inverno

Veja como foi a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Inverno

Rússia competirá com bandeira própria nas Paralimpíadas de Inverno; Ucrânia faz boicote

Lauter no Lance!: Evoé, Lucas, o admirável homem das neves!

Veja lances da estreia do Brasil no skeleton feminino

Lista de atletas mais bem pagos das Olimpíadas de Inverno é dominada por mulheres; veja

Moda de luxo invade Olimpíadas de Inverno e cresce participação no esporte

Veterano do snowboard fratura pescoço e está fora das Olimpíadas de Inverno

Paris 2024 x Milão-Cortina 2026: veja a diferença no custo dos Jogos Olímpicos

Chinesa de 22 anos é a mais bem paga das Olimpíadas de Inverno e 'queridinha' de marcas de luxo

Cerveja apresenta embaixador brasileiro durante Olimpíadas de Inverno

Tudo sobre Curling, que estreia nesta quarta nas Olimpíadas Milano-Cortina






