Jonathas de Jesus

O brasileiro Jonathas Jesus, do Elche, testou positivo para a doença (Foto: AFP PHOTO / JOSE JORDAN)

André Schmidt
30/03/2020
12:59

Já são mais de 730 mil casos de coronavírus confirmados em todo o mundo. Mais de 35 mil pessoas morreram, sendo cerca de 18 mil apenas na Itália - 10.779 - e na Espanha - 7.340 -, segundo dados da Universidade Johns Hopkins na manhã dessa segunda-feira. Ou seja, mais da metade dos casos ocorreram nos dois países da Europa, local onde dezenas de jogadores brasileiros vivem. 

Ao todo, 80 brasileiros disputam as duas principais ligas de cada país - 1ª e 2ª divisões. Metade apenas na elite do futebol italiano, onde atuam nomes como Douglas Costa, Danilo e Alex Sandro, na Juventus, Lucas Paquetá e Léo Duarte, no Milan, e Rafael Tolói, na Atalanta. A Roma, com cinco atletas nascidos no Brasil, é a equipe com mais brasucas: Daniel Fuzzato, Bruno Peres, Ibañez, Juan Jesus e Felipe Galeazzi.

Apesar de nenhum brasileiro ter contraído o vírus na Itália até o momento, muitos jogadores tiveram problemas com a doença. Dybala, Rugani e Matuidi, todos da Juventus, testaram positivo, assim como o ídolo do Milan Paolo Maldini, hoje diretor-técnico do clube, entre outros - seis apenas na Sampdoria.

"Como todos os atletas, eu conheço meu corpo. As dores são particularmente fortes, sentimos um aperto no peito. É um novo vírus, as lutas físicas contra um inimigo que não conhece", declarou Maldini na semana passada quando anunciou que ele e seu filho haviam contraído a doença.

Na Espanha, Jonathas Jesus, um dos 32 brasileiros que atuam na 1ª e na 2ª divisão nacional, foi o primeiro atleta nascido no Brasil a ser diagnosticado com o coronavírus. O atacante do Elche testou positivo no dia 15 de março. Além dele, 35% do elenco do Valencia também contraiu o vírus, assim como três atletas do Alavés e seis do Espanyol - contando a comissão técnica -, que não tiveram seus nomes divulgados.

No mundo todo, sete atletas brasileiros já foram diagnosticados com a Covid-19. Além de Jonathas, o jogador de basquete Maique, do Paulistano, o atacante Dori, que defende o Meizhou Hakka, da China, Daniel Maciel, que atua pelo time de vôlei do Saarema, da Estônia, Drussyla, ponteira do SESC RJ, o jovem tenista Thiago Wild, de apenas 20 anos, e o centroavante Wander Capixaba, do Persib Bandung, da Indonésia.

MAPA DOS JOGADORES BRASILEIROS NA EUROPA
- Principais ligas - 1ª e 2ª divisões

1ª divisão da Itália: 40 brasileiros
2º divisão da Itália: 8 brasileiros
1ª divisão da Espanha: 24 brasileiros
2ª divisão da Espanha: 8 brasileiros
1ª divisão da Alemanha: 10 brasileiros
2º divisão da Alemanha: 3 brasileiros
1º divisão da Inglaterra: 23 brasileiros
2ª divisão da Inglaterra: 3 brasileiros
1º divisão da França: 24 brasileiros
2º divisão da França: 3 brasileiros
Total: 146 brasileiros