'Não quer dizer que sejam favoritos', diz Renato sobre vantagem europeia
Treinador comentou sobre o tema na coletiva antes do confronto contra o Mamelodi Sundowns

MIAMI (EUA) — O adversário do Fluminense nas oitavas de final do Mundial será a Inter de Milão, que venceu o River Plate na noite desta quarta-feira (25) e avançou na liderança do Grupo E. O estádio Bank of America, em Charlotte, receberá o confronto na segunda feira (30).
+ Melhores Momentos: Empate coloca Fluminense nas oitavas do Mundial de Clubes
Depois do grande início de competição dos brasileiros, as comparações com os europeus viraram assunto constante nas coletivas e zona mista. Facundo Bernal, volante do Flu, afirmou que preferia enfrentar o time italiano, por se tratar de "jogo grande". Já Renato, voltou a reafirmar sua confiança diante dos europeus e preferiu não escolher adversário.
— A gente sabe o quanto é difícil, mas não tem preferência. Não tem jogo fácil e esse Mundial tem provado isso. Não adianta você ter um time de R$ 400, R$ 500 milhões. O futebol é decidido dentro do campo e esse Mundial, volto a repetir, tem mostrado isso — comentou, após o empate com o Mamelodi Sundowns.
Esta nao foi a primeira vez que o assunto foi trazido à tona e que o treinador minimiza a vantagem europeia causada pela disparidade financeira. Ele reconhece que isso gera uma superioridade técnica, pois são clubes com condições de contratar os melhores jogadores em seus auges, mas destaca a imprevisibilidade do futebol.
➡️Tudo sobre o Tricolor agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Fluminense
— A parte financeira deles é uma coisa muito diferenciada da nossa, então você vê que eles possuem sempre os melhores jogadores do mundo. No momento que você junta jogadores desse nível, é lógico que o futebol se torna melhor, mais bonito. Agora isso não quer dizer que eles sejam os favoritos. Dentro do campo, acho que os times do Brasil, da América do Sul, estão provando um pouco diferente. A gente sabe os jogos deles com jogadores de alto nível, das seleções de seus países. É bonito mesmo, a gente tem que bater palmas pra eles. — afirmou, antes do contraponto — Agora, a parte financeira só não ganha jogo. Os jogadores são um pouco diferenciados, sim. Nesse ponto aí, não adianta a gente querer se comparar a eles, porque há diferença, sim. Os jogadores aqui fora são de alto nível, por isso que ganham o salário que eles ganham. Mas quando a gente se encontra, como está acontecendo nessa Copa do Mundo, é dentro do campo que as coisas são decididas. E nesse Mundial a gente está vendo que dá pra competir com eles, sim. — concluiu Renato.

Relembre a campanha do Fluminense no Mundial
O Fluminense estreou no Mundial com um empate amargo com o Borussia Dortmund. Mesmo dominando o jogo e tendo as principais ações ofensivas, o Tricolor não conseguiu converter suas chances em gol e saiu no zero a zero, mas com a confiança em alta.
Na segunda rodada, suou para vencer o Ulsan HD, da Coréia do Sul. Jhon Arias abriu o placar com um golaço de falta, mas por conta de um apagão na equipe, os sul-coreanos viraram ainda no primeiro tempo. No retorno do intervalo, Renato mexeu no time e colocou Nonato e Keno, que mudaram o jogo e lideraram a virada por 4 a 2.
Já na derradeira partida da fase de grupos, o Tricolor teve um novo desafio. O Mamelodi Sundowns teve maior posse de bola e controlou o jogo num dia em que o Flu teve dificuldades ofensivas e defensivas. Pelo desgaste do calor, a segunda etapa foi mais morna e, mesmo com os intensos oito minutos de acréscimo, o Flu pôde comemorar a classificação.
Tudo sobre

Mundial de Clubes
Mundial de Clubes deve ganhar novo formato com 48 times em 2029
Há 1 mês
Copa do Mundo 2026
Rivais do Fluminense no Mundial de Clubes estreiam na abertura da Copa do Mundo
Há 2 meses
Futebol Nacional
Palmeiras lidera ranking por vaga na Copa do Mundo de Clubes; Flamengo está confirmado
Há 3 meses
Futebol Internacional
Adversários do Flamengo no Mundial de 2029: veja lista de classificação pela Champions
Há 6 meses
Futebol Internacional
Brasil? Saiba qual país tem '99% de chance' de sediar o Mundial de Clubes de 2029
Há 7 meses
Futebol Internacional
Duelos marcantes: relembre os principais jogos do futebol internacional em 2025
Há 7 mesesMais LANCE!

No Brasil, futebol domina top 10 dos itens mais buscados no Google em 2025

Camisa de algoz do Flamengo vira item disputado por fãs em leilão; veja valores

Quanto vale Safonov? Saiba o valor de mercado do vilão do Flamengo no Mundial

PSG iguala recorde de Barcelona e Bayern após título sobre o Flamengo

Bruno Henrique avalia Flamengo contra PSG: 'De igual para igual'

Botafogo relembra Mundial de Clubes e ironiza revés do Flamengo para o PSG

Quem é Safonov, herói do PSG contra o Flamengo no Mundial?

Espanhóis reagem a pênalti de Jorginho, do Flamengo, contra o PSG: 'Frieza'

Jornalistas comentam 'falhas' de Rossi em PSG x Flamengo: 'Já tinha'

Veja os gols de PSG x Flamengo: Paris é campeão nos pênaltis

Ausência de jogador na escalação do Flamengo incomoda torcedores: 'Não é hora'

Sem melhor do mundo, PSG divulga escalação para enfrentar o Flamengo no Mundial

PSG x Flamengo: acompanhe ao vivo jogo e pênaltis da final do Mundial



