menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Pitaco do Guffo: o Fluminense pode fazer história

Conheça os desafios do jogo mais importante da história tricolor

Renato Fluminense Mundial
imagem cameraRenato Gaúcho é o grande destaque: único técnico brasileiro entre os quatro melhores do mundo (Foto: Lucas Merçon/FFC)
Autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, esse texto não reflete necessariamente a opinião do Lance!
Dia 07/07/2025
19:39
Atualizado há 12 horas

  • Matéria
  • Mais Notícias
Ver Resumo da matéria por IA
Fluminense enfrenta Chelsea na semifinal do Mundial de Clubes em New Jersey.
Técnico Renato Gaúcho acredita que equipe pode fazer a final.
Chelsea é favorito, com 81% de chance de vitória segundo supercomputador.
Chelsea perde Reese James por lesão, mas ganha Caicedo de volta.
Fluminense conta com Jhon Arias, líder em chances criadas, para surpreender.
Resumo supervisionado pelo jornalista!

Nesta terça-feira (8), o Fluminense encara o Chelsea pela semifinal do Mundial de Clubes, em Nova Jersey. O jogo já foi posto em contexto pelo técnico Renato Gaúcho: "Respeito muito o Chelsea, mas nosso objetivo é fazer a final." Embalados pela confiança do seu técnico, o Fluminense pode fazer história.

continua após a publicidade

Enquanto todas as casas de apostas no mundo colocam os Blues como favoritos para vencer o jogo (a média é 60% para o Chelsea, 20% para o Flu e 20% para o empate), o supercomputador da Opta já cravou o favoritismo inglês: probabilidade de 81% do Chelsea passar para final contra 19% do Fluminense. A estatística especializada coloca o Tricolor carioca como uma verdadeira zebra.

Os Blues nos eixos

A gangorra das ausências e retornos também afetou o Chelsea, que não deve ter seu capitão Reese James (lesionado), e Delap e Colwill, por suspensão. Só que o time terá a volta de Caicedo, o que é um enorme reforço já que o equatoriano é o eixo principal de equilíbrio dos Blues. A dinâmica do Chelsea com ele em campo muda para melhor, e irá exigir mais do meio-campo tricolor.

continua após a publicidade

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Para o lugar de Delap, provavelmente jogue o brasileiro João Pedro, com o objetivo de manter o bom aproveitamento de 30% dos ingleses na conversão de chances criadas. E se o Fluminense quer ter chances de passar, precisa não deixar que Cole Palmer finalize da chamada “zona 14", espaço que fica na entrada da área e de onde ele é matador. Atenção redobrada nisso!

A Copa de Arias

O perfil do instagram do Fluminense publicou essa semana um reels com depoimentos de todos os jogadores do elenco dizendo a cidade e país de onde são. Material muito bacana que mostra como se trata do Flu mais internacional dos últimos anos, e que tem uma enorme representatividade sul-americana. Isso conta no motivacional. E Jhon Arias em seus depoimentos deixa muito claro que ele entende o significado de um time da América do Sul chegar na final.

continua após a publicidade
Arias Fluminense Mundial
Jhon Arias comemora a classificação do Fluminense para as semifinais do Mundial de Clubes (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

É que essa é a Copa do colombiano: ele lidera o ranking de chances criadas (10) na competição, e também marcou gols decisivos na campanha tricolor. Com a calma e assertividade dos grandes craques, Arias lidera em campo quando o Flu tem a posse. Por isso também deve ter cuidado redobrado por parte dos adversários, o que pode gerar espaços para Cano, Hércules e quem mais conseguir infiltrar pelo meio e surpreender o Chelsea. Afinal, o Fluminense pode fazer história, e, para enfrentar as previsões e probabilidades, surpresas serão necessárias.

Pitaco do Guffo; leia mais colunas

Gustavo Fogaça escreve sua coluna no Lance! nas noites de segunda e quinta-feira. Leia outras publicações do colunista nos links abaixo:

➡️Uma aula de Renato Gaúcho
➡️Um Mundial de puro entretenimento
➡️O que você precisa saber sobre os técnicos do Mundial de Clubes

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias