WSL: quem são os maiores campeões mundiais de surfe?

Kelly Slater lidera, e Gabriel Medina é o representante brasileiro entre os grandes vencedores

Kelly-Slater-scaled-aspect-ratio-512-320
Longevidade de Kelly Slater no surfe é impressionante (Foto: Kenny Morris/World Surf League)

Escrito por

O maior vencedor da história da Liga Mundial de Surfe é o norte-americano Kelly Slater, com onze títulos. O surfista conquistou o circuito em três décadas diferentes (1990, 2000 e 2010), sendo a primeira vez em 1992 e a última em 2011. Até hoje, aos 51 anos, a lenda do esporte compete profissionalmente.

Depois de Slater, o maior vencedor é o australiano Mark Richards, com cinco títulos conquistados entre as décadas de 1970 e 1980. Na sequência, um grupo de quatro surfistas tem três troféus na prateleira: o norte-americano Tom Curren, o havaiano Andy Irons, o australiano Mick Fanning e o brasileiro Gabriel Medina.

+ WSL Finals: entenda o formato de disputa da decisão mundial do surfe

Medina foi responsável por conquistar o primeiro título mundial da história do surfe brasileiro, em 2014. Além de voltar a vencer duas vezes, ele abriu as portas para o início da "brazillian storm": Adriano de Souza, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo também conquistaram títulos desde então. O último, Filipinho, se tornou bicampeão neste sábado (8).

Gabriel Medina - WSL surfe
Gabriel Medina foi campeão mundial em 2014, 2018 e 2021 (Foto: Matt Dunbar/World Surf League)

+ Quais países têm mais títulos na WSL, o campeonato mundial de surfe?

A maior campeã mundial de surfe feminino é a australiana Stepanhie Gilmore, com oito conquistas. A segunda colocada também é da Austrália, Layne Beachley. A terceira é a havaiana Carissa Moore, que poderia ter ampliado a contagem, mas perdeu a final para Caroline Marks no sábado (9).

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter