Lance!
• Publicada em 31/08/2023 - 15:57 • Rio de Janeiro (RJ)
• Atualizada em 01/09/2023 - 16:21
Lance!
• Publicada em 31/08/2023 - 15:57 • Rio de Janeiro (RJ)
• Atualizada em 01/09/2023 - 16:21
Jovem surfista de 18 anos, Sophia Medina tem duas grandes inspirações no surfe: a havaiana Carissa Moore e a brasileira Tatiana Weston-Webb. A atleta está dando os primeiros passos no cenário internacional da modalidade e disputa o Challenger Series da WSL (Liga Mundial de Surfe). Em entrevista ao Lance!, ela colocou as duas competidoras do Championship Tour (CT), a elite mundial da modalidade, como suas referências.
– A Carissa Moore que é uma surfista que foi campeã olímpica, a primeira mulher a ser campeã olímpica no surfe. Ela é uma inspiração para mim fora e dentro da água. E, claro, a Tatiana Weston-Webb também. Nossa brasileira, que tem muita garra. Me inspiro nela também – disse.
Carissa Moore, de 32 anos, conquistou a medalha de ouro em Tóquio-2021. Além disso, foi cinco vezes campeã mundial (2011, 2013, 2015, 2019 e 2021). Tatiana Weston-Webb, por sua vez, tem 27 anos. A brasileira nasceu em Porto Alegre, mas foi criada no Havaí. Tati está classificada para os Jogos Olímpicos de Paris.
Sophia Medina é irmã do tricampeão mundial Gabriel Medina. Na entrevista ao Lance!, a atleta também falou sobre a importância irmão na sua carreira. Onze anos mais velho, o surfista já despontava como um dos melhores do mundo quando Sophia subiu em uma prancha pela primeira vez. Através das viagens para acompanhar Gabriel, ela conheceu e se apaixonou pelo universo do surfe.

Carissa Moore e Tatiana Weston-Webb, as inspirações de Sophia Medina (Fotos: WSL)
A entrevista com Sophia Medina foi o primeiro episódio da série "Chamada Olímpica", fruto da parceria entre o Lance! e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Lance! Olímpico.

E mais:
Chamada Olímpica #2: Ygor Coelho conta como descobriu o badminton, comemora feito olímpico e muito mais
Kelly Slater é a favor da participação de Gabriel Medina nas Finais da WSL
Sophia Medina relata como inclusão nos Jogos Olímpicos fez o surfe ser levado mais a sério no Brasil
WSL Finals: onde assistir à disputa da decisão da Liga Mundial de Surfe 2023
Sophia Medina se inspira em Tatiana Weston-Webb para buscar vaga na elite mundial do surfe: ‘Uma guerreira’