Vasco x Brasília NBB

Vasco sofreu a 23ª derrota em 28 jogos no NBB e ficou mais distante dos playoffs (Foto: Dikran Júnior/Divulgação)

LANCE!
07/03/2019
21:13
Rio de Janeiro (RJ)

O Vasco voltou a jogar mal e perdeu para o Brasília por 94 a 78 , nesta quinta-feira, em São Januário. Na fase final do Novo Basquete Brasil (NBB), os dois times travam um confronto direto por uma vaga nos playoffs. Zach Graham, do Brasília, foi o cestinha do jogo com 18 pontos. Pelo lado vascaíno, o destaque foi Duda, com 14. 

Com o resultado, o Vasco continua na 13ª colocação do NBB, com 28 pontos e 21,7% de aproveitamento, ficando mais distante de uma vaga entre os 12 melhores na fase decisiva do torneio. O time sofreu a sua 23ª derrota em 28 jogos e está à frente apenas do Joinville. O Brasília subiu para o décimo lugar, com 30 pontos e 36,4% de aproveitamento.

O JOGO

Os dois times travaram um duelo equilibrado nos primeiros minutos de jogo. Nezinho, do Brasília, converteu a primeira bola de três da partida e abriu vantagem para o time comandado por André Germano. 

O Vasco mais uma vez na temporada começou mal uma partida, jogando de forma precipitada no ataque e com a defesa como um problema, pecando demais.  Após uma parada técnica pedida por Alberto Bial, Vitinho e Caio Torres acertaram arremessos de três e igualaram o placar em 14 a 14. O Brasilia reagiu e nos últimos segundos com Rafa Moreira fechou o primeiro quarto na frente: 28 a 26.

O Vasco voltou mal no segundo quarto. O ataque ficou estático e foi facilmente dominado pela marcação do Brasilia. Bial foi obrigado a pedir tempo. O Brasilia fazia o feijão com arroz e subia a vantagem de dois em dois pontos. O jogo coletivo da equipe da capital federal era melhor, enquanto os cariocas dependiam dos bons momentos de Vitinho e Caio Torres.

Com Nezinho inspirado, o Brasília abriu 14 pontos e administrou a diferença até o fim do período, indo para o intervalo em boa situação: 50 a 36. 

Vasco volta do intervalo melhor mas perde intensidade

O time carioca voltou do intervalo mais ligado no jogo e conseguiu diminuir a diferença no placar para dez pontos. O time de Bial fez 6 a 0 e André Germano pediu tempo. O aproveitamento muito baixo nos arremessos, em especial nas bolas de três pontos e os erros do Cruz-Maltino, no entanto, voltaram a aparecer. O time perdeu intensidade e  foi novamente superado no terceiro quarto, que terminou com o placar em 71 a 57 para o Brasília

Perdendo por quase 20 pontos, o time comandado por Bial entrou no modo desespero e nada mais deu certo no jogo. Sem poder de reação, o Vasco viu o americano Zach Graham brilhar e o Brasília dominar a partida até o cronômetro zerar. Final Brasília 94 a 78. 

O próximo jogo do Vasco é contra o Flamengo, no próximo sábado,  em São Januário, às 14h. O Brasília recebe o Pinheiros, no mesmo dia, às 18h.