Brasil - Copa do Mundo de Basquete

Brasil enfrenta a Grécia na segunda rodada do Mundial da China (Foto: FIBA)

Rodrigo Souza
01/09/2019
10:50
Nanjing (CHI)

O Brasil estreou com vitória na Copa do Mundo FIBA 2019. A Seleção Brasileira, que busca uma vaga direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, venceu a Nova Zelândia por 102 a 94. O time comandado por Aleksandar Petrovic teve dificuldades no primeiro tempo, mas deslanchou no terceiro quarto quando venceu pela parcial de 28 a 12. 

A Copa do Mundo deste ano classificará sete seleções para as Olimpíadas de 2020. O Brasil precisa ficar entre as duas melhores das Américas no torneio, mas terá que superar a concorrência de Estados Unidos, Canadá, Argentina, Venezuela, Porto Rico e República Dominicana. Se a seleção ficar entre os 24 melhores do Mundial, garante lugar, no mínimo, no Pré-Olímpico. 



Após estrear com vitória sobre a Nova Zelândia, a Seleção Brasileira se prepara para enfrentar a Grécia, do astro Giannis Antetokounmpo, atual MVP (Jogador Mais Valioso) da NBA, em partida que promete ser decisiva para o Grupo F. Na primeira fase, os dois melhores de cada grupo se classificam. 

Primeiro tempo equilibrado
A Seleção Brasileira sentiu o peso da estreia no primeiro tempo da partida. O time começou bem ofensivamente, mas a defesa demorou para se encaixar e deu espaço para a Nova Zelândia se manter viva no jogo. O Brasil entrou em quadra com Rafa Luz, Marcelinho Huertas, Didi, Bruno Caboclo e Anderson Varejão, mas cresceu principalmente ​após as entradas de Yago, Leandrinho e Cristiano Felício, e fechou o primeiro quarto na frente por 21 a 20. 

Nos primeiros minutos do segundo quarto, a defesa do Brasil ainda não tinha se encaixado e teve dificuldades de conter os arremessos de três pontos da Nova Zelândia - que aproveitava bem os erros da marcação brasileira. Ao contrário do que aconteceu no primeiro período, a seleção teve dificuldades de armar os ataques e perdeu por 30 a 29, e o jogo foi empatado para o intervalo em 50 a 50. 

Alex entra e Brasil deslancha no terceiro quarto
No terceiro quarto, o Brasil voltou para a quadra com uma novidade: o ala Alex Garcia. Porém, o time seguiu com dificuldades no ataque e não pontuou nos primeiros três minutos, e viu a Nova Zelândia abrir seis pontos de vantagem - a maior do jogo até então. 

Depois do apagão inicial, o Brasil começou a deslanchar. Liderados por Alex, Leandrinho e Marquinhos, a seleção assumiu a frente do placar novamente. A defesa, enfim, se encaixou, e o time brasileiro venceu o terceiro período pela parcial de 28 a 12. 

No último período, o Brasil soube administrar a vantagem e chegou a abrir 16 pontos. A Nova Zelândia não desistiu e chegou a diminuir a diferença para oito nos minutos finais, mas a Seleção Brasileira lidou bem com a pressão e assegurou a vitória na estreia por 102 a 94. 

Destaques do Brasil
​Leandrinho: 22 pontos
Rafa Luz: 15 pontos e 6 assistências 
​Alex Garcia: 14 pontos
Marquinhos: 12 pontos
Cristiano Felício: 7 pontos e 13 rebotes
Didi: 9 pontos