(Foto: Divulgação)

Praça com o nome do Grão-Mestre Luiz Alves fica na Avenida Abelardo Bueno (Foto: Divulgação)

LANCE!
02/07/2020
13:30
Rio de Janeiro (RJ)

Luiz Alves deixou um grande legado para quem pratica artes marciais. Um dos precursores do Muay Thai no Brasil, o Grão-Mestre se notabilizou por ter formado uma série de campeões e será para sempre lembrado como uma pessoa que fez a diferença no esporte brasileiro. Nomes como Artur Mariano, Zé Mario Sperry, Vitor Belfort, Murilo Bustamante, Rodrigo Minotauro, Rogério Minotouro, André Pederneiras, Pedro Rizzo, entre outros, passaram pelos ensinamentos do cearense.

Alves faleceu em março de 2010, vítima de um Acidente Vascular Cerebral, mas suas contribuições para o mundo das lutas são eternas. Prova disso é que, após ter sua biografia lançada em 2018, esta semana, Luiz foi homenageado mais uma vez, e terá seu nome em uma grande praça situada próxima à Avenida Embaixador Abelardo Bueno, na divisa entre Jacarepaguá e Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A homenagem foi possível após uma indicação parlamentar liderada pelo vereador Marcelo Arar.

- Na realidade, é um conjunto de praças, são 10, ao todo, e uma das principais é a praça Mestre Luiz Alves, que fica bem de frente para a Abelardo Bueno, na Barra da Tijuca, é uma praça enorme. É uma homenagem ao Mestre e também aos irmãos Nogueira, que também representaram o nosso país no mundo inteiro, assim como Artur Mariano e tantos outros. Fiz uma indicação parlamentar e o prefeito Marcelo Crivella sancionou, nomeando a praça. Pretendo colocar equipamentos para a prática do Muay Thai ao ar livre, incentivar o esporte através de projetos sociais. O Rio de Janeiro é a capital mundial das artes marciais e eu considero que a gente tem que valorizar essas grandes referências, que ajudaram a construir tudo isso, e agora eternizadas em logradouro público no município do Rio de Janeiro. Futuramente, o meu objetivo é que tudo isso se torne um ponto turístico também - celebrou Arar.

Lenda do MMA, Rodrigo Minotauro teve a companhia e os ensinamentos de Luiz Alves durante anos ao longo da sua carreira. Ao tomar conhecimento da homenagem, o embaixador do UFC falou mais sobre o legado deixado pelo Mestre.

- O Luiz Alves foi importante não apenas na minha carreira, ele foi importantíssimo para o Muay Thai brasileiro e ajudou a formar vários nomes, contribuiu para a trajetória do Pedro Rizzo e do Marco Ruas. Foi treinar Muay Thai na Holanda, trouxe o estilo de luta holandês pra cá. Ajudou muito a mim, ao Dedé Pederneiras e toda a escola Nova União no estilo de Muay Thai que eles praticam. Ele também foi um dos grandes responsáveis por unir o pessoal do Jiu-Jitsu, Muay Thai e Luta Livre, que eram muito separados na época. O Mestre teve uma importância enorme na minha carreira, esteve comigo nas lutas mais importantes que já fiz, como a conquista do cinturão do PRIDE e do UFC. É meu mentor, treinador, mestre, parceiro e o tenho como um ‘pai' -.