Thiago Ferri
09/08/2018
23:43
São Paulo (SP)

O Palmeiras controlou o jogo e deu um grande passo para avançar às quartas de final da Libertadores. Em Assunção, o time de Luiz Felipe Scolari correu poucos riscos e ainda contou com dois gols de Borja para vencer o Cerro Porteño (PAR) por 2 a 0. Ótimo resultado do Verdão para abrir as oitavas.

Campeão do torneio em 1999 com Felipão, o Palmeiras já mostrou um estilo mais brigador no Paraguai. Quando colocou a bola no chão, fez a qualidade do time definir o resultado. Agora, pode até perder no confronto de volta.

Jogo amarrado
Os primeiros minutos foram de uma pressão do Cerro, mais por posse de bola no campo de ataque do que por chances criadas. Na volta de Felipão à Libertadores depois de 17 anos, o Palmeiras marcou bem, mas chegou pouco no primeiro tempo. As duas equipes, sem correrem riscos, abusaram da ligação direta até o intervalo. A etapa inicial foi sem graça, mas serviu ao Verdão, que conseguiu minar o time da casa.

O 9 de Felipão
Borja voltou no domingo para ganhar ritmo de jogo pensando na Libertadores. Os primeiros 45 minutos do colombiano em Assunção foram discretos, mas ele guardou o melhor para a volta do intervalo. Logo no segundo minuto, aproveitou a falta batida na área para abrir o placar.

O gol fez o Palmeiras desabrochar: se já marcava bem, a equipe passou a envolver o Cerro com a bola no pé. E foi em um contragolpe iniciado por Weverton que Borja complementou a jogada de Diogo Barbosa e Moisés para fazer o 2 a 0. O camisa 9 chegou a 8 gols na Libertadores e está na briga pela artilharia da Copa. Ele é também o goleador do Verdão em 2018, com 17 gols.

Casa arrumada
Este foi o quarto jogo sem sofrer gols do Verdão – um sob o comando de Wesley Carvalho (3 a 0 no Paraná), outro com Paulo Turra (0 a 0 com o Bahia), e dois com Felipão (0 a 0 com o América-MG e o jogo no Paraguai). O resultado dá ao Palmeiras a possibilidade de até perder por um gol de diferença na partida de volta, dia 30 de agosto, no Allianz Parque.

O time que avançar no confronto vai enfrentar ou Colo-Colo (CHI) ou Corinthians. Na ida, os chilenos venceram em casa, por 1 a 0.

FICHA TÉCNICA
CERRO PORTEÑO 0 X 2 PALMEIRAS
Local: General Pablo Rojas, Assunção (PAR)
Data-Hora: 9/8/2018 - 21h45
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Juan Belatti (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
Público/renda: Não disponíveis
Cartões amarelos: Churín, Paulau e Rodrigo Rojas (CER), Dudu e Moisés (PAL)
Cartões vermelhos: -
Gols: Borja (2'/2ºT) (0-1) e Borja (25'/2ºT) (0-2)

CERRO PORTEÑO: Antony Silva; Raúl Cáceres, Marcos Cáceres (Arzamendia, aos 39'/2ºT), Escobar e Acosta; Palau e Rodrigo Rojas (Haedo Valdez, aos 29'/2ºT); Jorge Rojas (Jorge Benítez, aos 8'/2ºT), Novick e Óscar Ruíz; Churín. Técnico: Luis Zubeldía.

PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Antonio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo e Bruno Henrique; Hyoran (Jean, aos 31'/2ºT), Moisés (Thiago Santos, aos 40'/2ºT) e Dudu; Borja (Deyverson, aos 38'/2ºT). Técnico: Felipão.