Os números do lateral do Internacional que a torcida ama odiar
Aguirre é questionado por sua atuação defensiva, mas aclamado pela ofensiva

- Matéria
- Mais Notícias
Desde sua estreia no Internacional, o Braian Aguirre vive uma relação de altos e baixos com a torcida. E parte da crônica esportiva também. É quasse uma relação de amor e ódio. Ou é o pior lateral-direito que já jogou pelo Internacional, quando falha na defesa. Ou merece a convocação para a seleção, mesmo que seja para a Argentina, quando acerta na frente. Os números do jogador de 24 anos, porém, mostram que nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno.
Relacionadas
➡️Tudo sobre o Colorado agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Internacional
Contratado junto ao Lanús em 2024, Braian Cafe Aguirre – o apelido veio das categorias de base, por sua admiração por Cafu – só assumiu a posição no começo desta temporada, após o titular da posição o titular Bruno Gomes se lesionar já na estreia do Campeonato Gaúcho. Depois de duas partidas atuando pela esquerda, enquanto Bernabei não era comprado, ele assumiu a direita, para não sair mais.
Mesmo vaiado nas arquibancadas do Beira-Rio nas primeira atuações. E apesar de alguns comentaristas terem dito que ele jamais poderia vestir a camisa vermelha. As cobranças levaram o técnico Roger Machado a comentar, no começo de março:
– As avaliações externas foram um pouco precipitadas. Se eu fosse mais nervoso, tinha tirado o Braian e colocado outro. Eu preciso da continuidade do ritmo de jogo para que se encontre o timing de entrosamento.

A insistência deu certo
A ausência de um substituto que desse conta do recado e a crença na qualidade do atleta levaram o treinador a apostar na escalação de Cafe. Jogo a jogo, o argentino foi ganhando confiança. Deixou de falhar e comprometer atrás – ou falhando e comprometendo bem menos – e começando a acertar na frente.
Participou de lances importantes, como nesta quinta-feira (15), no 2 a 0 sobre o Nacional-URU. O lateral foi autor do cruzamento para Ricardo Mathias abrir o placar, bem como arrancou após o Inter recuperar uma bola na defesa, recebeu em posição legal, driblou Mejía e, praticamente, entrou com bola e tudo.
Atuação que ganhou elogios do chefe.
– O Braian vem crescendo a cada jogo. Ele tem uma vocação ofensiva muito grande. Com a ausência dos homens de lado [Carbonero e Vitinho, lesionados], eu dei opção para o Braian aparecer na frente – disse Roger.
Fôlego até o fim
Vale ressaltar que o lateral argentino tem demonstrado fôlego como poucos. Contra o Nacional-URU, o gol dele saiu aos 51 do segundo tempo, após um pique de mais de 70m. E Aguirre nem pareceu cansado ao fim da partida.
Do elenco colorado, ele é dos poucos a ter atuado em quase todas as partidas. Das 26 partidas oficiais do ano, ele esteve em 25, ou 2.075 minutos. Ao todo, são 13 vitórias, oito empates e três derrotas. Com o gol na partida válida pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores, chegou ao seu segundo 2025. Sua a assistência para Mathias foi sua quarta.
Cafe Aguirre em 2025
- 24 anos
- 25 jogos
- 2.075 minutos
- 13 vitórias
- 8 empates
- 4 derrotas
- 2 gols
- 4 assistências
- 40 desarmes
- 37 interceptações
- 11 duelos aéreos vencidos
- 1 erro que levou a gol
- 34 dribles sofridos
Fonte: Sofascore

Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias