Coritiba vence o lanterna América-MG e se afasta do Z4 do Brasileirão

Coxa aumenta distância da zona de rebaixamento para cinco pontos

Coritiba x América-MG
O turco Kazim abriu o placar no Couto Pereira no primeiro tempo. (Divulgação/Coritiba)

Escrito por

O Coritiba venceu o América-MG por 3 a 0 nesta segunda-feira, no Couto Pereira, pela vigésima oitava rodada da Série A. O time paranaense, que aproveitou o embalo da classificação inédita pela Sul-Americana, na quarta-feira passada, em Córdoba-ARG, teve Raphael Veiga e Juan comandando o triunfo.

A primeira etapa iniciou com a equipe mineira tomando a iniciativa e tentando aproveitar alguns erros individuais dentro da zaga alviverde, principalmente na saída de bola. Porém, na primeira chegada na frente, o Verdão foi fatal em bola parada.

Com 12, após escanteio de Raphael Veiga, saiu o gol. A zaga afastou para a frente da área, Juan mandou a bola de volta e, após dividida no alto, Alan Santos - impedido - chutou cruzado, Bareiro furou a finalização e sobrou para Kazim, na pequena área, chutar para as redes. 1x0.

Aos 23, em contra-ataque de Juan para Leandro, o atacante tocou para Vinícius, que cortou o zagueiro e mandou uma bomba perto da meia lua em cima de João Ricardo. Três minutos depois, em boa troca de passes, Leandro escorou dentro da área para Kazim, que tocou por cima para Raphael Veiga, de primeira, chutar para fora.

Tocando a bola e administrando o duelo, o time alviverde começou a girar a bola sem muita agressividade e só aprofundou mais uma vez. No final, com 45, Kazim fez bem a proteção próximo do bico da área, girou em cima do marcador e bateu forte pelo lado da trave.

Na volta do intervalo, o Coxa veio decidido a matar o duelo. Logo aos 3, Raphael Veiga cruzou na medida, em praticamente um passe pelo alto, e Juan, entrando sozinho pelo meio da área, cabeceou no canto esquerdo do goleiro, ampliando a vantagem. 2x0.

Com vantagem confortável, a equipe paranaense ainda quase ampliou com 15. Em cobrança de escanteio da esquerda, Juninho pulou sozinho e obrigou João Ricardo a fazer uma grande defesa. Aos 28, um lindo gol de trabalho em equipe.

Raphael Veiga deu uma chapéu no marcador pelo lado direito e acionou Dodô entrando sozinho, que cruzou rasteiro, Leandro tocou para trás e Juan, novamente sem marcação na pequena área, teve o trabalho apenas de finalizar com o gol aberto. 3x0.

Inspirado, o meio-campista Veiga ainda ficou perto de decretar a goleada do Verdão. Em duas jogadas individuais, o jogador revelado no Alto da Glória assustou o arqueiro americano, com chute para fora e outro para ótima intervenção. Foi o mais aplaudido pela torcida.

A vitória coloca o Coritiba na décima segunda colocação, com 36 pontos, a cinco da zona de rebaixamento e a seis do G-6. O Coelho segue na lanterna, com 21. Na próxima rodada, o Coxa enfrenta o Internacional na quinta-feira, às 19h30, no Beira-Rio, enquanto o América-MG recebe o líder Palmeiras no domingo, às 17h, no Estádio do Café, em Londrina.

FICHA TÉCNICA
CORITIBA 3X0 AMÉRICA-MG

Local
: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data-hora: 03/10/2016 – 21h
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Rogério Pablos Zanardo (SP)
Público/Renda: 9.174 pagantes/R$ 135.910,00
Cartões amarelos: Kazim, Alan Santos (COR); Jonas, Éder Lima (AME)
Gols: Kazim, 12'/1ºT (1-0); Juan, 3'/2º T (2-0); Juan, 28'/2ºT (3-0)

CORITIBA: Wilson; César Benítez, Nery Bareiro, Juninho, Juan; João Paulo (González 12'/2ºT), Alan Santos (Edinho 5'/2ºT) , Raphael Veiga; Vinícius (Dodô 17'/2ºT), Kazim e Leandro. Técnico: Paulo César Carpegiani.

AMÉRICA-MG: João Ricardo, Jonas, Roger, Éder Lima e Gilson (Xavier 37'/2ºT); Lucas Guerreiro, Ernandes, Pablo, Danilo Barcelos (Tony 12'/2ºT) e Matheusinho; Nixon. Técnico: Enderson Moreira.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter