Tem rebaixamento para grandes clubes no Campeonato Carioca? Saiba o regulamento
Assim como o restante das equipes, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco podem ser rebaixados para a segunda divisão do estadual
Os grandes clubes do Rio de Janeiro chegam para a disputa do Campeonato Carioca de olho no troféu. No entanto, apesar de improvável pela distância técnica das equipes, existe a possibilidade de rebaixamento para Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco no estadual.
Apenas um clube entre os 12 participantes será rebaixado, sem distinção entre grandes e formadores - como são chamadas os times de menor expressão. As equipes se enfrentam na Taça Guanabara, composta por 11 rodadas, para definição dos classificados para as semifinais do Carioca e da Taça Rio, que não tem ligação com a decisão do estadual.
+ Ceifador no Cianorte? Saiba 55 nomes famosos em clubes de menor expressão nos estaduais
Os quatro melhores clubes colocados na Taça Guanabara se enfrentam nas semifinais do Carioca. O líder enfrenta o quarto lugar, enquanto o vice-líder e o terceiro colocado se encaram no outro lado da chave.
O mesmo acontece na disputa da Taça Rio. Do quinto ao oitavo lugares, são classificadas as equipes para a briga pelo troféu, que não possui ligação com a possibilidade de conquista do Campeonato Carioca.
Ao todo, compõem a competição: Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda.
Apenas cinco das 12 equipes que disputam a edição atual do estadual foram campeãs. Além dos quatro grandes, o Bangu se sagrou campeão duas vezes (1933 e 1966).