Palmeiras x Grêmio: quem leva a melhor em mata-mata na história?
Rivais já se encontraram 10 vezes em confrontos eliminatórios

Palmeiras e Grêmio são dois daqueles times que construíram história de rivalidade fora do estado. Os clubes são detentores de invejável coleção de títulos e um deles acrescentará à sua galeria mais um troféu, o da Copa do Brasil 2020. No domingo (28), a bola rola para a primeira parte da final e marcará a 11ª vez que Verdão e Imortal se enfrentam em jogos eliminatórios (neste caso, o jogo do título).
Essa rivalidade que começou ainda nos anos 60 tem uma longa trajetória no futebol brasileiro e o seu clímax nos anos 90, com uma série de confrontos históricos entre paulistas e gaúchos. Quem será que leva a melhor no retrospecto? Confira, a seguir, o levantamento realizado pelo Betsul!
Quem venceu mais jogos em mata-mata?
Até aqui, 22 partidas de mata-mata marcaram a história da rivalidade entre palmeirenses e gremistas. O Alviverde venceu 10 vezes, o Imortal tem oito triunfos e ainda tivemos mais quatro empates. Nestes jogos, o time paulista marcou 34 gols, enquanto a equipe de Porto Alegre balançou as redes em 30 oportunidades.
Quem leva vantagem no retrospecto de classificação?
Quem mais vezes eliminou a outra equipe foi o Grêmio. Em 10 confrontos eliminatórios, o Imortal levou a melhor em seis deles. O Palmeiras, por sua vez, passou pelos gaúchos em quatro oportunidades.
O Grêmio levou a melhor nos Brasileirões de 1990 e 1996 , nas Copas do Brasil de 1993 e de 2016 e nas Libertadores de 1995 e 2019. Curiosamente, todos esses encontros aconteceram nas quartas de final destas competições. Já o Palmeiras mandou o rival de volta para casa nas edições de 1965 e 1967 da Taça Brasil e nas Copas do Brasil de 1996 e de 2012.
O melhor confronto
Os dois jogos das quartas de final da Libertadores 1995 talvez sejam os mais marcantes na história de Grêmio e Palmeiras em mata-mata. Aconteceu de tudo e mais um pouco nos dois jogos e quase que o Verdão escreve uma das maiores viradas já vistas no futebol.
A ida foi em Porto Alegre e o termômetro explodiu. Literalmente, o gramado virou uma batalha campal ainda no primeiro tempo quando o placar estava zerado. Rivaldo foi expulso por tentar pisar no defensor gremista. Válber deu um soco em Dinho durante um desentendimento, ambos foram expulsos e a briga foi generalizada, chegando a retomar mesmo depois que os dois já estavam fora do campo.
Falando um pouco de futebol, o Grêmio aproveitou a vantagem, jogou muito bem e fez 5 a 0 no Verdão. Na volta, em São Paulo, as esperanças que já eram poucas quase sumiram quando Jardel abriu o placar para o Imortal. O Alviverde não se entregou, virou o jogo para 5 a 1 e quase marcou o gol que faltava para se classificar.
Conteúdo publieditorial

Fora de Campo
Pênalti não marcado em São Paulo x Santos gera revolta: 'Inacreditável'
Há 30 minutos
Fora de Campo
PC Oliveira aponta erro capital em São Paulo x Santos
Há 58 minutos
Futebol Nacional
Veja gols em São Paulo x Santos: Gabigol marca duas vezes
Há 1 hora
Vasco
Vasco recorre na Justiça e acelera disputa pelo Maracanã contra o Boca
Há 2 horas
São Paulo
Sem Calleri, São Paulo está escalado para jogo contra o Santos; veja
Há 2 horas
Santos
Cuca deixa Coutinho no banco e escala o Santos para pegar o São Paulo; veja quem joga
Há 2 horasMais LANCE!

Cássio relata depressão em saída do Corinthians antes de chegar ao Cruzeiro

São Paulo tem retorno para decisão do Brasileirão Feminino

Jornalistas do Lance! elegem os 10 maiores jogadores da história das seleções

São Paulo x Corinthians: onde assistir à final do Brasileirão Feminino

Sylvinho expõe desgaste e avalia trabalho no Corinthians

Corpo de Bombeiros libera São Januário para mais de 24 mil pessoas

Yuri Alberto conclui transição e se aproxima de retorno

Atlético-MG x Bragantino: onde assistir, horário e escalações do jogo pelo Brasileirão

Corinthians negocia novo patrocínio após proibição das bets

Das corridas de cavalos às bets: como as apostas chegaram ao Brasil

Gustavo Scarpa fala sobre paixão por livros e mira títulos com o Atlético-MG

Há 52 anos Pelé se despedia do Santos e jogava sua última partida pelo clube

Flamengo tem calendário pesado com decisões no mês de outubro
