Autuori: 'Quando convoquei o Guerrero levei muita porrada'
Paulo Autuori foi o responsável pela primeira convocação de Guerrero para a seleção principal do Peru, em 2004. Treze anos depois, técnico revê o pupilo em jogo decisivo

Em setembro de 2004, o técnico Paulo Autuori resolveu apostar em um garoto de 20 anos ao convocar o Peru para os jogos contra Bolívia e Paraguai, válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo da Alemanha. O jovem havia deixado o país aos 18, após se destacar nas categorias de base do Alianza Lima, clube comandado pelo brasileiro em 2001. Foi simplesmente o início da era Paulo Guerrero pela seleção peruana.
13 anos depois, Autuori reencontrará o antigo pupilo, agora com status de maior artilheiro da seleção do Peru em todos os tempos, no duelo entre Flamengo e Atlético Paranaense, pelo equilibrado Grupo 4 da Libertadores. Em entrevista exclusiva ao LANCE!, o treinador revela ter sido criticado, à época, pela decisão:
- Quando convoquei o Guerrero, ele estava no Bayern B. E eu convoquei mesmo assim. Tomei porrada e ouvi o seguinte: "Como você vai convocar um cara que joga no time B do Bayern?" Aí eu fui duro na resposta: "É lógico que eu vou. A segunda divisão lá é muito mais competitiva do que a primeira aqui no Peru. Só isso". Paolo já mostrava muita qualidade - comenta Autuori.
Guerrero passou em branco em estreia pela seleção, no dia 9 de outubro. Foi titular na derrota para a Bolívia por 1 a 0, em La Paz. O primeiro gol saiu no terceiro jogo, no dia 17 de novembro de 2004, na vitória por 2 a 1 sobre o Chile. Guerrero entrou aos 26 minutos do segundo tempo no lugar de Pizarro. Aos 40, marcou o gol da vitória por 2 a 1.
Autuori também deu a primeira oportunidade na seleção peruana para Farfán, que se transformariana sequência em parceiro de ataque de Guerrero. Ao definir o centroavante do Flamengo, ele é direto:
- Paolo tem muita personalidade. O Pizarro também era intelectualmente acima da média.
Hoje, como adversários, Guerrero e Autuori fazem o sexto encontro. O último aconteceu pela última rodada do Brasileirão do ano passado. O empate sem gols, na Arena da Baixada, garantiu o Furacão na Libertadores. Para o treinador, o duelo no Maracanã tende a ser tenso pela situação do grupo: Universidad Católica (CHI) e Atlético somam quatro pontos, com o Flamengo na sequência com dois. O San Lorenzo (ARG) ainda não pontuou. Cada clube ainda fará quatro jogos até a definição dos dois classificados.
- Em dezembro, eu e Paulo conversamos um pouco. Foi bom revê-lo bem. Sobre o jogo, temos toda a obsessão do Brasil por Libertadores, pois aqui se valoriza o Mundial de Clubes muito mais do que na Europa. E o carimbo destes dois jogos é eliminatório, pela situação do grupo e por termos dois jogos seguidos com o Flamengo. Esses dois jogos podem ser determinantes sim para o futuro da temporada. E nós temos ido neste ano nos jogos de eliminatória (Furacão eliminou Millonarios-COL e Deportivo Capiatá-PAR nas fases preliminares da Liberta). Vamos ver! O Flamengo tem uma grande equipe, grandes valores, o Maracanã estará lotado. Para nós é mais uma oportunidade de criar casco - completa Autuori.
* O editor viajou a convite do Atlético-PR

Futebol Feminino
Cássia projeta retorno do Bahia após pausa da Data Fifa e mira sequência da temporada
Há 1 hora
Fluminense
Problema com faixa de capitão citado por Thiago Silva após Fluminense x Bahia aconteceu na Seleção em 2015; entenda
Há 1 hora
Vasco
Vasco entrega Welcome Kit aos atletas do sub-20 antes de partida decisiva no Brasileiro
Há 2 horas
Futebol Nacional
Palmeiras é derrotado pelo Flamengo na estreia do Nubank Parque pelo Brasileirão Sub-17
Há 2 horas
Futebol Nacional
CBF se reunirá com clubes para adotar regras da Copa do Mundo
Há 3 horas
São Paulo
Em meio a sondagens, André Silva deve permanecer no São Paulo
Há 3 horasMais LANCE!

Maycon avalia liderança no Atlético mas destaca 'divisão de responsabilidades'

Corinthians acerta saída de goleiro da base para clube da Itália

Matheus Henrique celebra marca pelo Cruzeiro: 'Privilégio'

Diniz justifica ausência de joias da base em amistoso do Corinthians

São Paulo queria manter Alan Franco, mas zagueiro pediu para sair; veja os bastidores

Renan Lodi assume nova camisa no Atlético: veja a mudança

Robert, ex-Cruzeiro, segue na mira de clube português após recusa

Corinthians rescinde com atacante da base que tinha multa de R$ 1 bilhão

Entenda o novo transfer ban do Corinthians e o valor da dívida

Barcelona, Seleção e mais: veja os números de Arthur, alvo do Corinthians

Quem é Aurélio Buta e como joga o lateral português na mira do São Paulo?

Vasco adota cautela no mercado e aguarda definição sobre a SAF

Cano volta a marcar em jogos seguidos pelo Fluminense após mais de um ano



