menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!

Aposta em agências de marketing para clubes ganharem seguidores

Enquanto processo engatinha no Brasil, gigantes da Europa expandem seus mercados

Gabriel Jesus - Manchester City x Real Madrid
imagem cameraGabriel Jesus é um dos destaques do City (Foto: Nick Potts/AFP)
Avatar
Lance!
São Paulo
Dia 13/10/2020
18:04

  • Matéria
  • Mais Notícias

Clubes de futebol têm buscado expandir suas marcas e construir uma relação profícua com torcedores para além das fronteiras de seus países. Enquanto esse processo apenas engatinha no Brasil, os maiores clubes do planeta adotam estratégias para aumentar o engajamento de suas redes sociais atrás de mais visibilidade.

Parte desse sucesso acontece partir da mídia e de ações em redes sociais, que é o que faz uma agência de marketing digital antenada com as movimentações do mercado digital e que sabe onde determinado clube pode crescer, seja no Twitter, Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social da moda. O importante é ter uma boa estratégia. Alguns times têm tentado adotar práticas na internet que possam melhorar sua visibilidade. São agências de marketing que coordenam ações em aplicativos e conseguem viabilizar ações variadas para aumentar o alcance de determinado clube.

O Barcelona, por exemplo, está turbinando seu serviço de assinaturas e, para isso, intensifica os trabalhos para melhorar o seu serviço de streaming, o Barça TV, que hospedará todo o conteúdo desenvolvido pelo braço de produção do clube Barca Studios, que inclui destaques dos jogos e entrevistas da equipe principal, além de transmissões ao vivo da equipe B e jogos da equipe feminina.

Já o Chelsea tem feito acordos pontuais com anunciantes, em busca de oportunidades para parcerias em conteúdos para as redes sociais e nas ações com influenciadores e artistas. Por trás, estão as agências de marketing intermediando o processo.

O Manchester City foi um dos primeiros times da Premier League a conquistar muito engajamento no YouTube por meio da série de vídeos Inside City. Ao hospedar o conteúdo no YouTube e focar em vídeos de alta qualidade, com entrevistas, informes institucionais e vídeos históricos, o Inside City é um ótimo exemplo de como encontrar uma fórmula em uma rede social específica e conseguir sucesso com estratégia.

Outro gigante que tem feito sucesso nas redes sociais é a Roma. O clube tem intensificado seu alcance no Twitter com publicações culturais, esportivas e, por vezes, cômicas. O intuito é movimentar não só o torcedor do time, mas ampliar o alcance do clube em outros países.

Um exemplo disso é que o clube criou uma conta específica no Twitter para se comunicar com os países localizados na região da África Ocidental. O perfil é administrado por uma equipe posicionada em Lagos, a maior cidade da Nigéria e a segunda maior do continente, com 21 milhões de habitantes.

Mais lidas

Newsletter do Lance!

Fique por dentro dos esportes e do seu time do coração com apenas 1 minuto de leitura!

O melhor do esporte na sua manhã!
  • Matéria
  • Mais Notícias