Zizito é escolhido como nome do mascote da Copa América de 2019

Em homenagem ao brasileiro Zizinho, o Mestre Ziza, nome é dado à capivara símbolo da Copa América 2019. O animal foi escolhido pelo convívio amigável com outras espécies

Mascote - Copa América
Zizito venceu Capibi como alcunha da capivara mascote da Copa América (Divulgação/COL Copa América Brasil 2019)

Escrito por

Zizito será o nome da capivara escolhida como mascote da Copa América de 2019. Com 65% dos votos, a alcunha foi decidida através de uma votação nas redes sociais nos perfis oficiais da competição. Os fãs escolheram pelo nome que homenageia o ex-jogador brasileiro Zizinho, o mestre Ziza. Capibi, a outra opção da enquete, recebeu 35% dos votos.

Maior artilheiro da história das Copas América, Zizinho marcou 17 gols no torneio, dividindo o posto com o argentino Norberto Méndez. A escolha da capivara como mascote se dá pelo comportamento amigável do animal, que está presente em vários países do continente. A capivara Zizito já percorreu vários pontos turísticos do Rio de Janeiro, uma das cinco cidades-sede.

- Para explicar aos mais jovens o que significou e a grandeza do Zizinho na história do futebol, basta dizer que ele é o ídolo do Pelé. Os fãs de futebol do mundo inteiro, sem dúvida, fizeram uma excelente escolha, que tem tudo a ver com o futebol brasileiro, sul-americano e mundial. E foi uma opção difícil, porque Capibi, uma homenagem aos indígenas, era outra excelente opção. - disse Thiago Jannuzzi, Gerente Geral de Competição do Comitê Organizador Local da CONMEBOL Copa América Brasil 2019.

- O nome escolhido pelos fãs do futebol combina a paixão pelo futebol, a história da nossa Copa América, a alegria e nobreza da nossa mascote. O Zizito não será apenas a imagem da CONMEBOL Copa América Brasil 2019, mas também trará diversão, ternura e alegria aos torcedores que presenciarão um torneio único e histórico”, comentou Hugo Figueredo, Diretor de Competições de Seleções da CONMEBOL.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter