Valencia pode denunciar documentário Vini Jr por acusação de racismo
Documentário 'Baila, Vini', estreou nesta quinta-feira e aborda questões da vida do atacante


- Matéria
- Mais Notícias
O Valencia estuda uma ação judicial contra os responsáveis pelo documentário 'Baila, Vini', que foi ao ar nesta quinta-feira (15) na Netflix e aborda temas da vida de Vini Jr. Segundo o jornal "Marca", o clube já trabalha com seus advogados em um possível processo devido a supostas mentiras contidas na obra biográfica sobre o jogador. A principal contestação da equipe são trechos em que a torcida do Valencia grita "mono, mono" (macaco em espanhol). Para o clube, na verdade, os fãs estavam gritando "tolo, tolo".
Relacionadas
Conforme noticiado pelo jornal, o Valencia estaria 'furioso' com o documentário sobre Vini Jr. Fontes do clube confirmaram ao portal espanhol que o time havia coletado diversos trechos do documentário e vai analisar se, legalmente, podem "tomar medidas" contra as "mentiras" que foram "inseridas" na obra. Além disso, é importante lembrar que a diretoria proibiu a entrada das câmeras da produtora no estádio para filmar.
O trecho que teria despertado a ira do Valencia foi um vídeo em que torcedores da equipe chamam o brasileiro de 'macaco'. Segundo o time de Mestalla, na verdade, os gritos eram de 'idiota'. Além disso, o clube sente que já tomou medidas "exemplares" ao punir três torcedores. Na ocasião, o estádio teve parte de sua arquibancada parcialmente fechada após sanções.
➡️Vini Jr. x Valencia: relembre as polêmicas

O clube deseja analisar cuidadosamente a abordagem legal antes de agir precipitadamente, pois as imagens causaram grande impacto interno no Valencia. Segundo o time, nos próximos dias, o documentário "Baila, Vini" será examinado minuciosamente, e as medidas judiciais apropriadas, recomendadas pelos especialistas no assunto, serão tomadas sem pressa.
Embate entre Vini Jr e Valencia
O embate entre o jogador e a equipe se estende há cerca de dois anos. Em 2023, o Real Madrid visitou o Valencia por um jogo válido de La Liga. O jogo estava intenso e, em meio a duelo, Vini Jr se tornou alvo de torcedores, que o insultaram e gritaram "mono, mono" (macaco em espanhol).
O episódio causou grande repercussão. No lado negativo, jornais locais chamaram Vini Jr. de mentiroso, o apontando como um verdadeiro "Pinóquio". Na Justiça espanhola, porém, de forma inédita, três envolvidos no caso foram condenados a oito meses de prisão pelas injúrias contra o brasileiro. O Valencia se manifestou e repudiou a punição da Federação à torcida.
➡️Vini Jr marca dois gols e dá aula contra o racismo em empate do Real Madrid
No próximo confronto contra a equipe após o episódio, Vini Jr respondeu da melhor forma que poderia, marcando dois gols no empate entre 2 a 2 entre Real Madrid e Valencia. Na comemoração de um deles, o camisa 7 fez o gesto de punho cerrado, um dos principais símbolos da luta contra o racismo.
Na temporada de 2024/25, no primeiro confronto entre os times, o nervosismo falou mais alto. Provocado de forma corriqueira pelos presentes no estádio, o brasileiro não demonstrou paciência. Ele acabou expulso por acertar um soco no goleiro Dimitrievski.
📲 Acompanhe tudo de Futebol Internacional no Lance!. Notícias, informações e resultados em um só lugar.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias