Thorgan Hazard

Thorgan é irmão de Eden e Kylian, atualmente no Brugge. Caçula da família pode ser o quarto Hazard da história do Chelsea (Foto: Reprodução / Twitter)

Igor Galletti*
24/11/2018
10:36
Monchendladbach (ALE)

Thorgan Hazard é um dos destaques do Borussia Monchengladbach, atual vice-colocado do Campeonato Alemão. Com dez gols e cinco assistências, o belga vive uma de suas melhores temporadas. O sobrenome famoso, porém, é um fardo. Sempre comparado com o irmão Eden, ídolo do Chelsea, Thorgan vem de uma família com uma história ligada ao futebol e começa a consolidar sua "independência".

Hazard da vez
No M'Gladbach, Thorgan é responsável por ter participação direta em 11 dos 26 gols da equipe na Bundesliga, ou seja, 46% dos gols do clube saíram de seus pés. Os dez gols em 13 jogos demonstram uma franca evolução. Em sua melhor temporada, o belga marcou 11 gols em 37 jogos, note que os números atuais se aproximam da melhor marca, com uma diferença de 24 jogos.

Atualmente, Thorgan assumiu o protagonismo e influência no time. O resultado? O segundo lugar, com apenas quatro pontos do líder Dortmund e três pontos a frente do Bayern de Munique. Na seleção, o desempenho se mantém. Na última partida da Bélgica, uma derrota, por 5 a 2, para a Suíça, pela Liga das Nações, Thorgan marcou os dois gols da equipe.

- No meu clube, meu status mudou. Agora eu estou jogando em uma grande liga - com um time que já jogou a Liga dos Campeões e a Europa League. E tive mais tempo na seleção. Quando você experimenta isso, você quer continuar - disse Thorgan, ao 'RTBF'

O peso do nome
O belga, porém, carrega em sua carreira um fardo: ser o irmão de Eden Hazard. O craque do Chelsea, onde é ídolo e coleciona títulos, é dois anos mais velho e já é consagrado como um dos maiores jogadores dos últimos anos. Thorgan tem carreira semelhante com a do irmão famoso, o que aumentam as comparações.

Ambos começaram no Tubize, apareceram no cenário europeu em clubes franceses de menor expressão (Eden, no Lille e Thorgan, no Lens) e foram para o Chelsea. A diferença é que Eden estourou no clube londrino e Thorgan não teve o mesmo sucesso, sendo emprestado para outros clubes.

- Eu não acho que seja fácil ser comparado com seu irmão mais velho. Ele merece mais reconhecimento que eu, porque acho que foi mais difícil para ele, porque para mim tudo foi muito rápido. Ele sempre teve que lidar com 'Ele é o irmão do Eden...' Agora ele está fazendo seu nome na Bélgica - disse Hazard, em 2014, quando Thorgan foi eleito melhor jogador belga da temporada, no Zulte

Thorgan e Eden
Eden e Thorgan na seleção. Os irmãos jogaram a última Copa do Mundo (Foto: Reprodução)

Thorgan supera Eden pela primeira vez
Em um desses clubes em que foi emprestado, Thorgan foi muito bem no Zulte, onde foi artilheiro e capitão com apenas 20 anos, o que lhe rendeu um retorno ao Chelsea e o interesse do Borussia Monchengladbach. Apesar de ter sempre caminhado com as próprias pernas, o irmão "menos badalado" começa a ficar mais famoso, tanto que os torcedores dos Blues já querem o retorno do jogador e uma dobradinha dos irmãos no clube. A inevitável comparação, porém, não influencia o desempenho de Thorgan.

- Claro, que ajudou o fato de Eden ter ido para o Chelsea, mas o clube não compra jogadores só porque são irmão. Os irmãos de Lampard e Terry nunca jogaram no Chelsea. Me contrataram por causa do meu potencial. Eu posso não seguir o mesmo caminho de Eden, mas eu estou melhorando passo a passo - disse o belga

Apesar de evitar as comparações, os dois irmãos tem feito grande temporada. Hazard, como sempre, é o protagonista do Chelsea, mas tem números inferiores ao de Thorgan. Hazard marcou oito gols e deu quatro assistências, menos que o irmão. É a primeira vez que Thorgan supera o irmão em números.

Os Hazard's e a história curiosa no futebol
A família Hazard, entretanto, não se limita aos dois irmãos. Os pais de Thorgan e Eden também tem história no futebol. O pai praticou o esporte de forma amadora e a mãe foi jogadora de futebol feminino, chegando a disputar a primeira divisão belga. Thierry e Carine se conheceram durante uma partida de futebol e Carine teve que se aposentar precocemente, porque engravidou de Eden e abdicou da carreira.

Além de Eden e Thorgan, o casal tem mais dois filhos. E adivinhem? Os meninos também são jogadores. Kylian Hazard, de 23 anos, também foi revelado pelo Tubize e estava no sub-23 do Chelsea, mas, atualmente, defende o Burgge. O 'Hazard caçula', Ethan, está nas divisões de base do Tubize e já chamou a atenção, segundo o jornal inglês 'The Sun', de Maurício Sarri, treinador do Chelsea. Se Ehtan for, de fato, para o Chelsea, será, nada mais nada menos, que o quarto Hazard a vestir a camisa dos Blues.

*sob a supervisão de Bernardo Cruz