Ernesto Valverde

Ernesto Valverde pode ser demitido nesta tarde (AFP)

LANCE!
13/01/2020
08:12
Barcelona (ESP)

De acordo com o site do Mundo Deportivo, o técnico do Barcelona, Ernesto Valverde, deve ser demitido nesta segunda após reunião com o presidente do clube e a cúpula de esporte. Os desempenhos ruins e a eliminação para o Atlético de Madrid na semifinal da Supercopa da Espanha são os principais motivos para a decisão. Alguns nomes estão cotados para assumir o cargo, como o de Allegri e Pochettino. Xavi recusou oferta por agora.

Um encontro na noite do último domingo entre Bartomeu e dirigentes da equipe colocou Valverde mais fora do que dentro do clube. A reunião aconteceu após Abidal voltar do Qatar após ter uma conversa com Xavi, técnico do Al Sadd, para comandar a equipe. Discutiu-se o futuro do atual treinador após alguns fiascos e opções para comandar o Barcelona a partir desta metade final da temporada. O consenso é de que há muita influência interna para que uma mudança aconteça imediatamente.

Em reunião no Qatar, Abidal se encontrou com Xavi para oferecer o cargo de treinador do clube catalão, porém o espanhol recusou a proposta, mas não fechou as portas para a equipe. O ex-jogador e ídolo do time disse que estaria disposto a começar um trabalho no próximo verão europeu. O comandante do Al Sadd termina seu contrato em junho e disse que não gostaria de tomar esta decisão de forma imediata. O nome é o preferido entre os diretores do Barça.

Além de Pochettino, que possui boa relação com Bartomeu, outros nomes estão em pauta após a recusa inicial de Xavi. Massimiliano Allegri, ex-treinador da Juventus, foi oferecido para ocupar a área técnica do clube. Embora esteja aproveitando seu tempo com a família e aprendendo inglês para aguardar uma proposta de longo prazo, fontes próximas ao técnico disseram que o italiano veria com bons olhos a possibilidade de ir para o Barcelona.