Portugal x Italia

André Silva fez o gol decisivo da partida (Foto: AFP)

Cayo Pereira
10/09/2018
17:45
Lisboa (POR)

Na sua estreia pela Liga das Nações da Uefa, Portugal venceu a Azzurra por 1 a 0, gol de André Silva, placar que não traduz o que foi a partida, amplamente dominada pelos portugueses. Com um empate e uma derrota após ficar fora da Copa do Mundo, a Itália continua sem emplacar bons resultados. Na rodada inicial, a seleção havia empatado em casa por 1 a 1 com a Polônia. 

INÍCIO IGUAL E MUITO DISPUTADO
Os primeiros movimentos da partida não foram muito animados. Mesmo sem Cristiano Ronaldo, a seleção portuguesa não abdicou de atacar e buscar o gol, mas em contra-ataques, a Azzurra, que jogou de branco, também levou certo perigo a linha defensiva lusa. 

PRESSÃO PORTUGUESA
Se nos primeiros minutos não tiveram chances claras de gol, a partir da metade final da etapa inicial o domínio das ações foi predominantemente português. Apoiado pelos milhares de torcedores presentes no Estádio da Luz, os lusos ficaram perto de abrir o placar em três oportunidades.

Em confusão na área, André Silva aproveitou saída errada de Donnarumma e finalizou para o gol. Em cima da linha, Romagnoli salvou a pátria italiana. Apenas cinco minutos depois, Ruben Neves carimbou a trave após dividir com a zaga. Aproveitando o momento, William Carvalho experimentou de longa distância e assutou o goleiro italiano, mas não conseguiu mexer no placar antes da ida dos times para o vestiário.

BLOQUEIO VENCIDO
Se após três oportunidades durante a primeira etapa, a Itália conseguiu segurar o empate no placar, foram necessários apenas dois minutos no segundo tempo para as redes italianas serem estufadas.

Bruma fez bela jogada pela ponta esquerda de ataque e cruzou para o meio da área, a bola desviou e caiu no pé de André Silva. O atacante do Sevilla dominou e com categoria, colocou no canto de Donnarumma para inaugurar o marcador do Estádio da Luz.

DRAMA ITALIANO
Precisando da vitória para se manter viva na Liga das Nações, a Itália não conseguiu reagir após o baque que foi o gol de André Silva. Donnarumma, com duas belas defesas salvou a Azzurra de uma derrota mais elástica. 

Mesmo com as mexidas feitas por Roberto Mancini, colocando Berardi e Belotti para aumentar o poderio ofensivo, os italianos não conseguiram penetrar o sólido sistema defensivo português e acabaram sendo derrotados pelos lusos. 

FICHA TÉCNICA

PORTUGAL 1x0 ITÁLIA
Local:
Estádio da Luz, Lisboa-POR
Data-Hora: 10/09/2019 - 15h45
Árbitro: William Collum (ESC)
Assistentes: David McGeachie (ESC) e Graeme Stewart (ESC)
Cartões amarelos: Ruben Neves 42'/1T, Pepe 49'/2T (POR); Criscito 42'/1T, Chiesa 13'/2T, Berardi 24'/2T (ITA)
Cartões vermelhos:
Gols: André Silva 2'/2T (1-0)

PORTUGAL: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, Rúben Dias e Mario Rui; William Carvalho (Oliveira), Rúben Neves e Pizzi (Renato Sanches); Bruma (Gelson Martins), Bernardo Silva e André Silva.
Técnico: Fernando Santos

ITÁLIA: Donnarumma; Lazzari, Caldara, Romagnoli e Criscito (Emerson Palmieri); Jorginho, Cristante (Belotti) e Bonaventura; Zaza, Chiesa e Immobile (Berardi).
Técnico: Roberto Mancini

VEJA OUTROS RESULTADOS DO DIA NA LIGA DAS NAÇÕES
Liga C - Grupo 1
Escócia 2x0 Albânia

Liga C - Grupo 4
Montenegro 2x0 Lituânia
Sérvia 2x2 Romênia

Liga D - Grupo 1
Andorra 1x1 Cazaquistão

Liga D - Grupo 3
Kosovo 2x0 Ilhas Faroe
Malta 1x1 Azerbaijão