Pitaco do Guffo: o que esperar da Legends Cup?
Torneio eliminatório vai reunir ex-jogadores de futebol

Carregando conteúdo exclusivo...
Foi lançado, nessa segunda-feira (2), no Rio de Janeiro, a Legends Cup, torneio eliminatório de futebol com ex-jogadores. Criada e organizada pelo empresário e investidor Nasr Bunyadi, o torneio terá apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Rede Globo, que transmitirá todos os jogos. Com a promessa de se repetir todos os anos, o que esperar da Legends Cup?
Voltando um pouco ao passado, me lembrei dos torneios de Masters organizados pelo saudoso Luciano do Valle, que juntava ex-craques de diversos países em torneios interessantes, mas que não conseguiam ter continuidade. Foi graças a Luciano do Valle que eu, criança, pude ver em campo craques como Pelé, Rivelino, Djalma Dias, Jairzinho e outros grandes nomes do futebol mundial que eu só conhecia pelas revistas e vídeos antigos. Havia uma mística em relação ao passado, pela escassez.
➡️ Pitaco do Guffo: leia todas as colunas

Tudo ao mesmo tempo agora
Hoje o mundo está diferente. A grande disputa do mercado é a chamada "economia da atenção", onde marcas e eventos brigam na porrada por minutos da nossa atenção. Isso porque hoje, atenção é retenção, e retenção é dinheiro. Então, lançar mais um evento esportivo ao vivo é tentar achar um espaço na atenção de quem já é demandado por tantas outras opções o tempo todo.
Diferente da escassez do passado, hoje temos tudo na palma das nossas mãos de forma imediata. Se eu quiser ver a íntegra da final da Copa de 1998 e ver os craques de Brasil e França no seu auge, eu posso ver. Não há mística, não há criação de "lendas". Tudo é esclarecido e objetificado em tempo real.
Então, ao meu entender, a fórmula do sucesso da Legends Cup não vai na base da nostalgia e do romantismo de "futebol bom era o de antigamente". Isso não vai ganhar a disputa de atenção. O que irá funcionar vai muito mais no desempenho esportivo real dos times, o quanto de bom futebol e emoção eles podem entregar, do que a saudades.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Qualidade técnica não faltará
O futebol profissional, para ser jogado adequadamente, precisa de treino e preparo. Não adianta só juntar os caras e jogar. Se for assim, vira pelada dos Amigos de Fulano contra os Amigos de Ciclano. Se o Legends Cup for um juntadão de nomes só pra uma pelada, corre sério risco de não gerar interesse, principalmente das gerações mais novas.
O que esperar da Legends Cup então? Como serão jogos eliminatórios, eu entendo que teremos competitividade. O perigo está que, sendo no Brasil, se a Seleção cair logo na primeira eliminatória, provavelmente perca interesse por aqui. Mas além disso, eu gostaria de ver times jogando "à vera", com qualidade e competitividade. Porque se for pra ver um catadão de amigos se divertindo, não fará muito sentido e não terá força de captação de atenção e será mais um produto perdido no oceano de opções.
Pitaco do Guffo: leia mais colunas
Gustavo Fogaça escreve sua coluna no Lance! nas noites de segunda e quinta-feira. Leia outras publicações do colunista nos links abaixo:
➡️ PaqueFlá, onde encaixar Paquetá no Flamengo
➡️ Que time pode surpreender no Brasileirão?
➡️ Pitaco do Guffo: Rodrygo é o Rivaldo desta geração?
➡️O que ficou da Copa Africana de Nações
➡️O problema dos estaduais
Tudo sobre

Futebol Internacional
Igor Thiago embala no Brentford, lidera participações em gols e amplia sequência positiva
Há 34 minutos
Futebol Internacional
Ex-Bahia, Everton Moraes celebra primeiro título no Cazaquistão e mira nova conquista
Há 49 minutos
Futebol Internacional
Cléber Machado coloca Messi à frente de Kane no Bola de Ouro 2026; veja votos brasileiros
Há 1 hora
Futebol Internacional
Com Vini Jr apagado, Valverde decide e Real Madrid vence AEK Atenas na Champions
Há 2 horasBarcelona
A Copa é Delas chega ao sexto episódio com destaque para Vicky López e Isa Haas
Há 2 horas
Futebol Internacional
Ex-Fluminense celebra marca de 500 jogos na carreira: 'Amor pelo futebol'
Há 4 horasMais LANCE!

Filipe Luís prioriza corrigir comportamento do Monaco após tropeços

Goleiro do Andorra FC se pronuncia após morte de atacante do Tenerife

Raphinha acerta renovação de contrato com o Barcelona

Raphinha admite impacto no Barcelona após morte de companheiro

Abel Ferreira completa seis anos no Palmeiras e lidera ranking mundial de vitórias

Convocado por Ancelotti, Alisson Santana é exaltado na imprensa portuguesa

Da Série D à Champions League: Como vive ascensão meteórica após investimento milionário

Rafael Nadal fará parte do conselho de administração do Real Madrid

PSG iguala recorde do Lyon de Juninho, mas Luis Enrique prega cautela

Volta de Ronaldinho Gaúcho causa alvoroço na Itália; entenda

MP do Chile: Valdivia pode pegar 22 anos de prisão por crimes sexuais

Real Madrid dá chapéu em Barcelona e se aproxima de joia de 16 anos

Rodri tem lesão confirmada e desfalca Barcelona em 'decisão'
