Apresentação - Tottenham x Liverpool

Spurs e Reds se enfrentam neste sábado (Arte: Lance!)

LANCE!
31/05/2019
16:15
Madri (ESP)

A edição 2018/2019 da competição mais importante do Velho Continente terá o seu desfecho neste sábado. Tottenham e Liverpool farão o duelo derradeiro da Liga dos Campeões da Europa no Wanda Metropolitano, em Madri, às 16h (horário de Brasília).

A decisão deste sábado será a segunda final entre clubes ingleses na história da competição (em 2007/2008, Manchester United e Chelsea foram os finalistas). De um lado, o Liverpool busca o sexto título do torneio e superar o vice-campeonato da última temporada frente ao Real Madrid. Por outro lado, o Tottenham quer fazer história e conquistar o seu primeiro troféu de nível europeu.

'ESTAMOS PREPARADOS'
De quase eliminado na fase de grupos para um finalista inquestionável, o Tottenham chega para a decisão deste sábado como um possível 'azarão', mas que tem toda capacidade de conquistar pela primeira vez o título da Liga dos Campeões.

O treinador da equipe, Maurício Pochettino, falou em coletiva nesta sexta-feira sobre a preparação dos Spurs para esta final inédita e sobre toda campanha do clube na competição.

- Essa campanha foi inacreditável. O foco, a concentração, foi um prazer gerir este grupo de jogadores. Me sinto muito orgulhoso porque eles estavam incrivelmente abertos ao trabalho e a aceitar tudo o que foi proposto. Estamos prontos, preparados para jogar. Estamos prontos para correr, competir e curtir. Nós nos conhecemos muito bem e confiamos em nós mesmos - disse.

Mauricio Pochettino
Treinador do Tottenham durante o treino desta sexta (Foto: AFP)

'NÃO SOMOS FAVORITOS'
Com cinco títulos de Liga dos Campeões nas costas, o Liverpool é tido como favorito para a final deste sábado. Os Reds, que estão na segunda final consecutiva - na última temporada foi vice-campeão perante ao Real Madrid - chegam com uma certa experiência a mais para a decisão.

No entanto, Jürgen Klopp, na coletiva que antecede o dia da partida, salientou que o Liverpool não tem tanto favoritismo assim para a final, e fez questão de relembrar os jogos entre as equipes na Premier League. Nos dois jogos pelo Inglês, os Reds venceram por 2 a 1, tanto em Wembley quanto em Anfield.

- Se eu achasse que o Tottenham tinha uma vantagem, eu ficaria louco. Eu sei que as pessoas dizem que somos os favoritos porque tivemos mais pontos na Premier League. Mas se você viu nossos jogos contra o Tottenham nesta temporada, foram vitórias apenas por 2 a 1. Não existe vantagem antes da bola rolar - destacou.

Jurgen Klopp
Klopp comandou treino nesta sexta em Madri (Foto: AFP)

FIRMINO EM CAMPO
Fora da reta final da temporada da Premier League e das semifinais por conta de uma lesão, o atacante brasileiro Roberto Firmino está liberado para entrar em campo na decisão deste sábado. De acordo com Klopp, Firmino está bem, mas o técnico não garantiu a titularidade do brasileiro.

- Firmino está pronto. Se ele vai começar? Eu pensei em manter alguns pontos de interrogação abertos. Ele está em forma e está aqui. A menos que algo ruim aconteça, ele deve estar bem para a partida - afirmou o técnico alemão.

Roberto Firmino
Firmino durante treinamento para a final deste sábado (Foto: AFP)

O QUE DIZEM OS JOGADORES
Alexander-Arnold,
um dos grandes destaques da temporada e lateral-esquerdo direito do Liverpool:

​- Chegamos à final do ano passado e eles nunca o fizeram. Em termos de qualidade, é bem equilibrado. Eles têm jogadores de classe mundial, nós também. É literalmente uma luta até o fim para ver quem quer É justo dizer que será um jogo realmente tático de ambos os lados. Nós jogamos com um certo estilo e vamos tentar não mudar isso. Se nos acomodarmos e deixarmos eles jogarem em cima de nós, é quando eles jogam melhor. Precisamos controlar o jogo e meio de campo para nosso jogo funcionar. Aconteça o que acontecer, vamos tentar jogar dentro do nosso estilo - salientou.

Hugo Lloris, goleiro francês, capitão e um jogadores mais decisivos na grande campanha do Tottenham da Champions League:

- Vai ser um jogo fantástico para jogar, para aproveitar. mesmo que a melhor maneira de aproveitar seja vencendo. Todos os jogadores são importantes nesta fase da competição. Trata-se de detalhes e qualquer jogador pode ser decisivo. Todos nós queremos vencer. É um privilégio fazer parte desta equipe de sucesso. Ganhar a Copa do Mundo com o meu país foi uma grande conquista, mas não poderia ter sido possível sem a ajuda dos meus companheiros e também é o caso dessa final da Liga dos Campeões - frisou.

HISTÓRICO DO CONFRONTO
​Vitórias do Liverpool: 82
Vitórias do Tottenham: 48
Empates: 42

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Tottenham: Lloris; Trippier, Alderweireld, Vertonghen, Rose; Winks, Sissoko; Eriksen, Alli, Son; Kane (Lucas Moura)
Técnico: Maurício Pochettino

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk, Robertson; Fabinho, Henderson, Wijnaldum; Salah, Firmino, Mané
Técnico: Jürgen Klopp