Jorge Jesus x Abel Ferreira: o comparativo dos alvos da Seleção Brasileira
Portugueses dominaram o futebol brasileiro em anos recentes e estão na mira da CBF

- Matéria
- Mais Notícias
Jorge Jesus e Abel Ferreira ganharam força no radar da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para assumir a Seleção Brasileira. A dupla portuguesa acumulou trabalhos por Flamengo e Palmeiras, respectivamente, marcantes no futebol nacional, e podem assumir após o fim do sonho de Ednaldo Rodrigues em ter Carlo Ancelotti no comando.
Relacionadas
Com a ascensão das probabilidades de um dos dois estrangeiros comandar o Brasil no ciclo até a Copa do Mundo de 2026, o Lance! fez um levantamento das estatísticas de ambos nos trabalhos recentes, e você confere a numeralha abaixo.
🔰 Jorge Jesus ou Abel Ferreira? Quem é melhor para a Seleção?
Jorge Jesus trabalhou no futebol brasileiro durante apenas um ano. O "Mister" foi anunciado em junho de 2019, e deu início a um grande trabalho no Rubro-Negro, onde findou o jejum de 38 anos sem a Libertadores, e de quebra, levou o Brasileirão. No ano seguinte, viveu um semestre iluminado e sem derrotas, erguendo a Supercopa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e o Cariocão. Porém, devido à pandemia, escolheu mudar de ares, e retornou a Portugal, onde acertou com o Benfica.
Apesar de não ter sido o primeiro, o treinador abriu de vez as portas para portugueses adentrarem o Brasil. Com os Encarnados na Pré-Champions, porém, caiu para o PAOK, de um compatriota: Abel Ferreira. O nome ficou marcado, e semanas depois, o lusitano recebeu proposta do Palmeiras. Em adaptação rápida, conduziu o Verdão à Copa do Brasil e à Libertadores também em meio ano. Início semelhante, a não ser pelas estatísticas.
➡️ CBF pode ter ‘aliado’ em negociações com Jorge Jesus
📋 Jorge Jesus pelo Flamengo
⚽ 58 jogos
✅ 44 vitórias
🟰 10 empates
❌ 4 derrotas
🔣 Aproveitamento: 81,6%
📋 Abel Ferreira nos primeiros 58 jogos pelo Palmeiras
⚽ 58 jogos
✅ 31 vitórias
🟰 12 empates
❌ 15 derrotas
🔣 Aproveitamento: 60,3%

Sem seguir os passos de Jorge, Abel permaneceu no Palmeiras até hoje, entre altos e baixos, momentos de estabilidade e períodos onde a corda balançou. Já Jesus, além do trabalho em Portugal, passou pelo Fenerbahçe e pelo Al-Hilal. Em questão de erguer troféus, o que manda no futebol, os dois estão igualados no período; comparando apenas o que foi conquistado no Brasil, Abel Ferreira leva a melhor.
🏆 Troféus de Jorge Jesus desde julho de 2019: 10
Flamengo (5): Libertadores de 2019, Brasileirão de 2019, Recopa Sul-Americana de 2020, Supercopa do Brasil 2020 e Cariocão de 2020
Fenerbahçe (1): Copa da Turquia de 2022-23
Al-Hilal (4): Saudi Pro League de 2023-24, Copa do Rei Saudita de 2023-24 e Supercopa da Arábia Saudita de 2023 e 2024
🏆 Troféus de Abel Ferreira desde julho de 2019: 10
Palmeiras (10): Libertadores de 2020 e 2021; Copa do Brasil de 2020; Recopa Sul-Americana de 2022; Paulistão de 2022, 2023 e 2024; Brasileirão de 2022 e 2023; Supercopa do Brasil de 2023

Se compararmos a última temporada completa de Abel Ferreira com a atual de Jorge Jesus - na qual restam apenas cinco jogos para o fim, além do Mundial de Clubes -, o mais velho ainda leva a melhor, com pouca distância.
➡️ Justiça toma decisão sobre queixa-crime de Abel Ferreira contra Mauro Cezar
📆 Abel Ferreira em 2024
⚽ 67 jogos
✅ 39 vitórias
🟰 16 empates
❌ 12 derrotas
🔣 Aproveitamento: 66,1%
📆 Jorge Jesus em 2024-25
⚽ 46 jogos
✅ 31 vitórias
🟰 8 empates
❌ 7 derrotas
🔣 Aproveitamento: 73,1%
Apesar dos números, Abel supera Jorge no legado construído em um clube. Veja alguns dos recordes do comandante no Palmeiras:
👑 Técnico com mais títulos na história do Palmeiras - 10 (empate com Oswaldo Brandão)
👑 Técnico com mais finais disputadas na história do Palmeiras - 14
👑 Técnico com mais vitórias na Libertadores pelo Palmeiras - 34
👑 Técnico com maior invencibilidade fora de casa entre todos os clubes da América - 22 jogos
🤔 Por que Ancelotti não assumirá o Brasil?
Carlo Ancelotti recusou a proposta para ser técnico da Seleção Brasileira, segundo informações do jornal espanhol "Marca". O principal empecilho teria sido a não liberação do Real Madrid, que conta com o treinador até o Mundial de Clubes, que ocorre entre junho e julho, após o prazo dado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Com o fim das tratativas entre as partes, Jorge Jesus ganhou força. As chances são maiores devido à possível demissão do Al-Hilal, justamente por conta dos resultados ruins recentes e a queda na Champions Asiática. Assim, a CBF teria livre caminho para negociar diretamente com o lusitano, em vias de preparação para a Copa do Mundo de 2026.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias