Tite e Neymar - Treino da Seleção Brasileira

Tite junto com Neymar durante treino da Seleção (Foto: CARL DE SOUZA / AFP)

LANCE!
23/06/2022
13:40
Zurique (SUI)

Agora é oficial: a Copa do Mundo de 2022 terá 26 jogadores por seleção. A Fifa anunciou a mudança para o torneio, que até a última edição tinha apenas 23 convocados. A mudança já era esperada, mas só nesta quinta-feira foi confirmada pela entidade em comunicado oficial.


Além da possibilidade de três novos atletas, o Mundial do Qatar terá também 15 jogadores no banco de reservas. Esta novidade, porém, precisou de aprovação da International Board (Ifab), responsável pelas regras do jogo, que foi alterada. Além dos 15 substitutos, a Fifa comunicou que somente 11 integrantes da comissão técnica (sendo um deles obrigatoriamente um médico) poderão ficar no banco durante as partidas.

+ Copa do Mundo tem todas as seleções definidas; saiba como ficam os grupos do torneio

Outra novidade divulgada pela Fifa é o aumento da pré-lista de convocados para o Mundial. Anteriormente, as seleções tinham a obrigação de enviar 35 nomes. Para a Copa do Mundo do Qatar, a pré-lista foi aumentada para 55 nomes.

+ VEJA A TABELA DA COPA DO MUNDO E SIMULE RESULTADOS

A Fifa também determinou a data limite para que os jogadores convocados façam seu último jogo por clubes. De acordo com a entidade, 23 dos 26 atletas terão até o dia 13 de novembro para atuar em suas ligas.

+ Mais de 1 milhão de ingressos já foram vendidos para a Copa do Mundo de 2022


No dia 1º de abril, no Congresso da Fifa em Doha, técnicos de seleções confirmadas na Copa do Mundo conversaram sobre o tema e se mostraram favoráveis às mudanças.

As cinco substituições, que passaram a ser adotadas após a volta do futebol em meio à pandemia da Covid-19, também estão mantidas. As mudanças seguem valendo apenas em três paralisações. Em caso de prorrogação, mais uma janela será aberta.