Liverpool x Manchester City

EM 2021/22, Liverpool e City brigam pelo título inglês pela quinta vez na história (PAUL ELLIS / AFP)

LANCE!
09/04/2022
09:00
Manchester (ING)

Quem acompanha a Premier League sabe quais são os times mais fortes da competição nos últimos anos. Manchester City e Liverpool têm quase sempre sido os líderes das últimas edições da liga, revezando o 1° e o 2° lugar na tabela. Enquanto os azuis de Manchester se consolidaram entre os mais fortes do cenário inglês no início da última década, o Liverpool entrou na briga de uma maneira mais constante a partir do momento em que encontrou sua regularidade com Jurgen Klopp, em 2017.

Nas últimas três temporadas, City e Liverpool disputaram o troféu em duas ocasiões, com um título para cada lado, mas em toda a história do futebol inglês foram apenas quatro vezes que essa disputa aconteceu.


1977: A PRIMEIRA BATALHA
Apesar da forte rivalidade entre as duas equipes ser recente, a primeira disputa entre Reds e Citizens por um título de liga nacional foi em 1976/77. Na ocasião, o Liverpool levou a melhor, e assim como vai ocorrer na atual temporada, os dois times se enfrentaram na reta final da liga.

Liverpool x Manchester City - 1977
(Foto: Reprodução/Internet)

O jogo foi em Anfield, pela 34ª rodada, faltando oito jogos para o fim do campeonato, e o Liverpool venceu por 2 a 1 com gols de Kevin Keegan e Steve Heighway. Para deixar o contexto mais parecido com o da temporada atual, a partida ocorreu no dia 9 de abril de 1977. 

Os Reds venceram o título da liga naquele ano com 57 pontos e o City foi o vice-campeão com 56, após 42 rodadas. O Liverpool foi campeão com uma rodada de antecedência e perdeu o último jogo. Naquele mesmo ano a equipe comandada por Bob Paisley também venceria a Champions League.

2014: A REVANCHE DO CITY
Guardiola e Klopp ainda não comandavam Manchester City e Liverpool, mas a disputa pelo título foi intensa até o fim. Os Reds eram comandados por Brendan Rodgers e tinham Luís Suárez como grande nome da equipe, que buscava encerrar o jejum de 24 anos sem conquistar o título inglês.

Com quatro rodadas para o fim, Liverpool e City se enfrentaram em Anfield e os Reds venceram por 3 a 2, com Philippe Coutinho marcando o gol da vitória, que poderia ser crucial para conquistar o tão sonhado título.

Apenas na última rodada da temporada 2013/2014 que o Manchester City confirmou o título. Ele venceu por 2 a 0 o West Ham
Agüero foi o grande nome do título inglês do City
(Foto: CARL COURT / AFP)

Mas nas rodadas 36 e 37, o Liverpool teve dois tropeços dolorosos e cruciais: o primeiro foi uma derrota por 2 a 0 para o Chelsea em casa, que ficou marcada pelo escorregão de Gerrard, que perdeu a bola para Demba Ba no lance do primeiro gol já nos minutos finais de jogo. O segundo foi um empate fora de casa contra o Crystal Palace por 3 a 3, após os Reds abrirem 3 a 0 no placar.

Nas mesmas duas rodadas, o Manchester City venceu seus jogos contra o Crystal Palace e o Everton. Assim, os Citizens chegavam na última rodada na liderança com dois pontos de vantagem e só precisavam vencer para confirmar o título. Em um Etihad Stadium lotado, o time comandado pelo chileno Manuel Pellegrini recebia o West Ham enquanto o Liverpool enfrentava o Newcastle. Os Reds venceram por 2 a 1, mas o City também bateu o West Ham por 2 a 0 e saiu campeão inglês. Os Citizens fecharam a campanha com 86 pontos e o Liverpool com 84.


GUARDIOLA VS KLOPP: O PRIMEIRO EMBATE
Por fim, os dois técnicos que personificaram as duas equipes nos últimos anos disputaram o título pela primeira vez. O Liverpool de Klopp e o City de Guardiola se encontravam já em seus auges e o duelo foi intenso até a última rodada.

Mas desta vez não teve nenhum confronto direto na reta final da liga, mas o City levou a melhor nos duelos entre as equipes durante a competição: empate em 0 a 0 em Anfield, e 2 a 1 para o City no Etihad.

Agüero - Manchester City x Liverpool
Agüero marcou o gol da vitória no confronto direto
(Foto: Paul Ellis / AFP)

As equipes foram mantendo a regularidade no topo da tabela e se consolidaram como as melhores da competição, se distanciando dos demais e chegando na última rodada com 15 pontos a mais que o terceiro colocado Chelsea.

O City liderava com 95 pontos e o Liverpool vinha logo atrás com 94. Na última rodada, o time de Guardiola jogou fora de casa contra o Brighton, enquanto os comandados de Klopp recebiam o Wolverhampton. Os Citizens chegaram a começar perdendo, mas viraram e golearam por 4 a 1. O Liverpool venceu seu jogo contra o Wolves, mas a equipe de Manchester manteve a margem e conquistou o título.

ACABANDO COM O JEJUM NO AUGE
O Liverpool completava 30 anos sem ser campeão inglês, mas chegava embalado pelo título da Champions na temporada anterior. O time de Jurgen Klopp se encontrava em sua melhor versão e nada seria capaz de parar os Reds.

O Liverpool fez um primeiro turno impecável e terminou invicto. A sequência invicta dos Reds durou 27 rodadas, e a liderança de maneira isolada foi rotina junto com uma enorme vantagem sobre o Manchester City.

Liverpool x Manchester City
Liverpool e City duelaram na temporada 19/20
(Foto: TIM KEETON / POOL / AFP)

No confronto direto, o Liverpool venceu no primeiro turno por 3 a 1, e uma rodada depois de confirmar o título e quebrar o jejum de 30 anos, os Reds tiveram a faixa carimbada e foram goleados por 4 a 0 pelo Manchester City. Nada que mudasse o clima de festa. Título com o Liverpool e vice para o City, com 18 pontos de diferença.