Real Madrid x Barcelona - 25/04/2004

Temporada 2003/04 foi a primeira de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona (Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP)

João Marcos Santana*
22/10/2021
08:56
Madri (ESP)

Está chegando a hora de mais um capítulo do maior clássico do mundo. No próximo domingo, Barcelona e Real Madrid se enfrentam pela décima rodada do Campeonato Espanhol, no Camp Nou, em jogo que marca uma nova história do confronto. Será o primeiro encontro das equipes desde a saída de Lionel Messi do clube catalão para acertar com o Paris Saint-Germain.


Maior artilheiro do 'El Clásico', com 26 gols marcados contra o Real Madrid, além de ser também o maior assistente, Messi já faz parte do passado do Barcelona, que agora tenta se reerguer sem o seu grande ídolo. E o time de Ronald Koeman poderá se apegar ao passado para tentar vencer o grande rival.

+ Veja a tabela e os jogo da La Liga

Na última vez que as equipes se enfrentaram antes de Messi ser jogador profissional, no dia 25 de abril de 2004, o Barcelona venceu o Real Madrid por 2 a 1, de virada, em plena capital espanhola. Na temporada seguinte (2004/05), o argentino estreou na equipe principal.

Em um Santiago Bernabéu lotado, com cerca de 76 mil torcedores, grandes nomes do futebol desfilaram seu futebol pelo gramado. No lado merengue, jogadores como Zidane, Figo, Roberto Carlos, Beckham e Raúl estavam presentes. No Barcelona, atletas como Puyol, Van Bronckhorst, Xavi, Ronaldinho Gaúcho e Davids eram os grandes destaques.

Real Madrid x Barcelona - 25/04/2004
Dividida entre Puyol e Zidane no clássico (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)

Em duelo equilibrado, as equipes foram para o intervalo empatando sem gols. No segundo tempo, porém, o argentino Solari abriu o placar aos oito minutos e levou o estádio merengue ao delírio. Em bate e rebate após cobrança de escanteio, o então camisa 21 bateu forte de canhota e balançou as redes.

A partir daí, o Barcelona se lançou ao ataque e a estrela do técnico Frank Rijkaard brilhou. Aos 11 minutos, Kluivert entrou no lugar de Saviola e precisou de apenas um minuto e dez segundos em campo para marcar. Van Bronckhorst recebeu lindo lançamento e tocou para o meio para o holandês marcar.

Quando o empate parecia definido, o Barcelona virou a partida aos 41 minutos. Ronaldinho Gaúcho, com um passe mágico em seu primeiro jogo no Santiago Bernabéu, achou Xavi dentro da área e o meio-campista tocou por cima de Casillas para marcar o gol da vitória. Foi o primeiro triunfo catalão sobre o Real Madrid na casa merengue no século.

+ Barcelona x Real Madrid neste domingo! Veja o time ideal com os atletas mais valiosos posição por posição

Real Madrid x Barcelona - 25/04/2004
Xavi e Kluivert, autores dos gols do Barcelona (Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP)

VEJA AS ESCALAÇÕES DA PARTIDA

Real Madrid (Técnico: Carlos Queiroz)
Iker Casillas; Míchel Salgado, Iván Helguera, Raúl Bravo e Roberto Carlos; Esteban Cambiasso, David Beckham, Luís Figo, Zinédine Zidane (Guti - 32'/2ºT) e Santiago Solari (Antonio Núñez - 39'/2ºT); Raúl González.

Barcelona (Técnico: Frank Rijkaard)
Víctor Valdés; Michael Reiziger, Oleguer, Carles Puyol (Thiago Motta - 39'/2ºT) e Giovanni van Bronckhorst; Phillip Cocu, Edgar Davids e Xavi Hernández; Marc Overmars, (Luis Enrique - 11'/2ºT) Javier Saviola (Patrick Kluivert - 11'/2ºT) e Ronaldinho Gaúcho.

VEJA IMAGENS DA PARTIDA

Real Madrid x Barcelona - 25/04/2004
Figo e Helguera reclamando com a arbitragem (Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP)
Real Madrid x Barcelona - 25/04/2004
Puyol marcando Raúl (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)
Real Madrid x Barcelona - 25/04/2004
Duelo entre Davids e Beckham (Foto: JAVIER SORIANO / AFP)
Real Madrid x Barcelona - 25/04/2004
Figo e Van Bronckhorst em disputa (Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP)
Real Madrid x Barcelona - 25/04/2004
Ronaldinho Gaúcho driblando Helguera (Foto: CHRISTOPHE SIMON / AFP)

* Estagiário, sob supervisão de Cayo Pereira.