Kawhi Leonard - Raptors - NBA

Toronto Raptors venceu o Golden State Warriors e conquistou título inédito da NBA (Foto: Ezra Shaw/AFP)

LANCE!
19/06/2019
17:46
Rio de Janeiro (RJ) 

O basquete vem crescendo a cada ano e tem conquistado mais espaço no Brasil. De acordo com a pesquisa do IBOPE Repucom, a modalidade já é responsável por 365 horas de transmissão, em TV aberta e fechada (de janeiro a maio de 2019), e ocupa a terceira posição entre os esportes na televisão. Na somatória desde 2015, o esporte é o quarto com mais audiência. 

Longe da TV aberta desde 2000, as finais da NBA voltaram a ser transmitidas para o público geral neste ano. A partida decisiva, realizada na última quinta-feira (13), foi comentada por mais de 32 mil pessoas e gerou 11,8 milhões de impressões no Twitter, segundo o Kantar Social TV Ratings, ferramenta da Kantar IBOPE Media que afere o engajamento.


Ainda de acordo com o levantamento do IBOPE Repucom, desde 2018, os fãs do esporte se mantém em 42%, o equivalente a 40 milhões de internautas brasileiros com 18 anos ou mais em todo o país. Este resultado é o mais alto desde 2013, superado apenas pela onda de setembro de 2016, ocorrida logo após a realização dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Nas finais de 2019, o Toronto Raptors encerrou a dinastia do Golden State Warriors e conquistou o título inédito da NBA. Foi a primeira vez que uma franquia do Canadá conquistou a liga norte-americana de basquete. Kawhi Leonard foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da decisão.