Comentarista de arbitragem cutuca Ancelotti e detona árbitro de Valencia x Real Madrid em caso de racismo contra Vini Jr

Para Renata Ruel, a declaração de Ancelotti veio em um momento "cômodo" para ele na temporada

Renata-Ruel-aspect-ratio-512-320
Foto: Reprodução

Escrito por

O caso de racismo contra Vinicius Júnior segue repercutindo na mídia esportiva brasileira. Uma das mais recentes declarações sobre a questão foi feita pela ex-árbitra Renata Ruel. Atualmente comentarista de arbitragem da ESPN, a profissional, além de cobrar punições severas aos racistas, questionou as declarações do técnico Carlo Ancelotti após a partida entre Valencia e Real Madrid.

- Eu tenho que respirar fundo. Primeiro, Vinicius Júnior, você é gigante. Você é um menino gigante de 23 anos e que está passando um exemplo e uma lição para o mundo inteiro. Principalmente para uma Espanha racista. A Espanha é racista. É estrutural. Vocês falam do Ancelotti, e por que não tiram o time de campo? Por que ele não falou nada antes? Vou ser sincera, a sensação é que agora foi cômodo. Ele tomou de quatro do City, ele não ganhou a La Liga, pois o Barcelona é campeão, e ficou cômodo falar: "Vamos focar no racismo". Sendo que ano passado ele negou que existia. Tem ele negando que tinha (racismo). Muito fácil nesse momento, em que perdeu os principais torneios, focar e dar importância nesse caso sem ter dado em todos os outros que aconteceu com Vinicius - declarou a ex-árbitra.

Renata Ruel também fez duras critica a arbitragem da partida do último domingo (21). O árbitro De Burgos Bengoetxea expulsou Vini Jr ao fim da partida após confusão com um jogador do Valencia e também não deu maiores prosseguimentos as denúncias do brasileiro sobre os cânticos e gestos racistas vindos das arquibancadas do Mestalla. Ruel também citou as falas de Javier Tebas, presidente da La Liga, e de parte da mídia espanhola.

- É um absurdo o que o presidente da La Liga fez, os torcedores fazem e periodistas espanhóis também. É absurdo o que fazem com o Vinicius Júnior lá. Eles falam que o Vinicius Júnior provoca. Provoca jogando futebol? Driblando? Fazendo gol? Fazendo dancinha? Isso é provocação para eles. E ai eles retribuem com crime, pois racismo é crime. São coisas totalmente distintas. Totalmente. Eu vejo humanos, mas não vejo humanidade. A gente traz tudo isso para arbitragem, pois ela foi conivente, cumplice, tendenciosa e vergonhosa no que fez ontem - concluiu Renata.

+ Cupom LANCEFUT com 10% OFF para os fanáticos por esporte em compras acima de R$299,90

Nesta segunda-feira (22), o governo brasileiro comunicou que irá convocar a embaixadora da Espanha no Brasil para explicações e cobranças. O presidente Lula também se manifestou sobre o novo caso de racismo envolvendo Vinicius Júnior e cobrou autoridades esportivas, como Fifa e La Liga.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter