Após confusão na Libertadores, diretor da Outsider Tours fala em ‘aprendizado’ e detalha planejamento para o Mundial

Empresa vendeu mais de 300 pacotes para a competição no Marrocos e busca esquecer problemas relacionados à final entre Flamengo x Athletico, em outubro de 2022

Torcedores Flamengo Aeroporto
Torcedores do Flamengo enfrentaram problemas no Galeão no embarque à final da Libertadores (Foto: João Santana/LANCE)

Escrito por

Três meses depois da confusão para levar os clientes à final da Libertadores de 2022, a Outsider Tours começa a embarcar os torcedores do Flamengo para Marrocos neste sábado. O LANCE! conversou com Fernando Sampaio, diretor da empresa, que repassou o planejamento para o Mundial e relembrou os erros cometidos na viagem para Guayaquil, na decisão entre Flamengo x Athletico.

Em uma longa entrevista, Fernando reconheceu os problemas, mas afirmou que foi pego de surpresa com a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) proibindo a operação da empresa, que havia fretado nove voos à cidade equatoriana.

+ Mundial de Clubes: Flamengo vai observar presencialmente possíveis adversários na semifinal

- Foi muito ruim toda aquela situação, com certeza. Nós fomos pegos de surpresa pela ANAC por ter cancelado nossos voos (da EuroAtlantic) dias antes. Quando recebemos a notícia, nos preocupamos em correr atrás de novas aeronaves e fazer com que todo mundo pudesse embarcar. A gente teve um espaço de 30 horas para comprar nove aviões de novo, sem reembolso dos anteriores. E isso causou o caos no Galeão. Não tivemos tempo hábil para comunicar as pessoas da forma necessária - revelou.

Fernando revelou que já fechou mais de 300 pacotes para o Mundial de Clubes. Para efeito de comparação, para a Libertadores, no ano passado, foram 1800 pacotes e 1643 pessoas embarcadas.

- A gente já fretou avião outras vezes, mas dessa vez nós optamos pelos voos comerciais para o Mundial de Clubes. A pessoa compra o pacote, já recebe o bilhete aéreo, entra no site da companhia e vê as informações. Isso passou mais credibilidade para nós em um momento que nós precisávamos recuperar a confiança do torcedor. Muita gente decretava falência da empresa, e trabalhando devagar, nós tivemos pessoas que confiaram em nós novamente. Considero uma grande conquista - completou.

Os torcedores que compraram os pacotes para a viagem para o Mundial de Clubes com a empresa começam a viajar neste sábado. A Outsider Tours chegou a ser anunciada como patrocinadora do Flamengo, em outubro do ano passado, mas o clube rescindiu com a empresa quatro dias depois, após a confusão no Aeroporto do Galeão.

O LANCE! procurou a Outsider Tours, que revelou ter vendido mais de 300 pacotes para o Mundial de Clubes

- Nós ficamos super felizes de fechar com o Flamengo. Mas quando aconteceu todo aquele problema, essa parceria se tornou secundária, e acredito que o clube pense assim também. A parceria com o Flamengo hoje está em um segundo plano nesse processo de recuperação. Ficou para um outro momento - analisou o diretor.

Veja outros declarações de Fernando Sampaio:

Mais de 100 processos contra a Outsider Tours
- Tivemos vários processos, teve gente que não voou, está ganhando reembolso e mais três mil reais de danos morais. Mas tiveram mais de 50 pessoas que voaram, viram o jogo e estornaram 100% do valor no cartão. Foi mais de 600 mil reais em prejuízo nesses casos. E isso impacta na velocidade dos nossos reembolsos. Nós não somos uma empresa gigante. Reconhecemos que alguns reembolsos tinham que ser feitos de forma mais rápida, mas isso atrasa. Em nenhum momento a gente se omitiu de resolver os casos. Quem judicializou, nós deixamos a Justiça decidir através do julgamento, mas eu deixei claro às pessoas que procurassem a gente para um acordo extrajudicial. Para nós é interessante. Quem não embarcou e não judicializou, já está resolvido.

Problemas com Transfer e hotel em Guayaquil
- Os pacotes são uma cadeia. Quando mudaram os horários do avião, tiveram os problemas do Transfer, que tem horário agendado, assim como o check-in do hotel. Nossa missão naquele momento era colocar todo mundo nos aviões para chegar a Guayaquil para ver o jogo. Tinha um voo na quinta, às 17h, mas só conseguimos confirmar ele para às 3h de sexta. Conseguimos botar 200 pessoas nesse avião, mas realmente não tinha o Transfer agendado mais. E naturalmente, ela perdeu também uma diária do hotel.

Demora na entrega dos ingressos no Equador
- Todo mundo teve ingresso, mas nós ficamos com uma equipe bastante reduzida em Guayaquil. Íamos com um staff de 38 pessoas para lá, mas precisávamos dos lugares para os torcedores. Então ficaram só 14 pessoas lá para fazer a entrega dos ingressos. Tivemos problemas na velocidade da entrega dos ingressos aos torcedores lá, mas todos entraram. Todos os ingressos foram pagos e comprados.

Aprendizado e mudanças na empresa
- Muita gente fala comigo que não tenho mais que fazer fretamento, mas na verdade o aprendizado que fica é ser mais atento aos detalhes e investir mais em tecnologia, porque na minha opinião o grande erro daquela operação foi a lentidão na comunicação da informação para os clientes. Os investimentos já estão sendo feitos, foi nossa maior falha. Pecamos pelo pouco tempo e equipe enxuta. Nós vamos passo a passo, um dia de cada vez, tentando retomar a confiança dos clientes rubro-negros e de outros times. Estamos empenhados para fazer dar certo.

Nando Sampaio
Fernando Sampaio é diretor da Outsider Tours (Reprodução / Instagram)

O TRANSTORNO EM 2022
A Outsider Tours causou ira em torcedores do Flamengo que tentavam embarcar para Guayaquil para assistir à decisão da Libertadores contra o Athletico. Um dos rubro-negros que teve dor de cabeça no Aeroporto do Galeão foi o empresário Domingo Moreira, que conversou com o LANCE! e relatou o passo a passo do transtornou.

- Um amigo meu flamenguista descobriu a Outsider e fomos diretamente no endereço da agência deles. Fizemos o pacote que sairia na sexta e voltaria na segunda, com transfer e hotel de frente pro mar. Aí chegamos no aeroporto às 6h e já vimos aquela loucura toda. Algum tempo depois, passou um funcionário da Outsider recolhendo os passaportes e eles foram tentando encaixar as pessoas em voos - começou Domingo.

Domingo Moreira
Torcedor do Flamengo, Domingo Moreira registrou o momento da confusão envolvendo a Outsider Tours no Galeão (Arquivo Pessoal)

- Aí me disseram que tinham arrumado alguns voos e me mandaram entrar em uma fila no segundo andar. Nesse momento, algumas pessoas já tinham desistido, inclusive um amigo que viajaria comigo. Botei meu nome em um dos voos, de uma empresa que nunca tinha ouvido falar, uma tal de Aeroregional (do Equador). Comprei um pacote tranquilo, com tudo, de quatro dias e acabei fazendo um voo bate e volta - completou o empresário de 48 anos.

+ Libertadores: Torcedores são impedidos de embarcar em mais um dia de caos no Galeão

Domingo revelou ter chegado à Guayaquil às 10h do sábado, no dia do jogo, e demorou para receber o ingresso. O empresário ainda afirmou que não teve direito de ir ao hotel, que tinha fechado no pacote, e contou que não conseguiu o Transfer incluso no serviço. Por isso, teve que pegar um táxi que o deixou a 2km do estádio. Domingo ainda disse que correu para o aeroporto logo após o apito final e sequer viu a taça ser erguida pelos jogadores.

- Cheguei no aeroporto pra voltar e me falaram que os voos de volta ainda não estavam confirmados. Depois, começaram a chegar mais torcedores e virou aquela confusão de novo. Era um avião velho, o mesmo da ida, caindo aos pedaços. No final das contas, eu fiquei 55 horas sem dormir. Fiz uma ocorrência na delegacia, tentei contato com eles várias vezes e nada. Até um dia que fui lá no endereço deles de novo - relembrou.

- Eu disse que deixaria as primeiras duas parcelas pagas, o que dava em torno de cinco mil reais. Para voar naquele avião 'xexelento', só para assistir ao jogo e voltar, tá ótimo. Propus esse acordo pra eles e me disseram que eu não usufrui das coisas porque eu não quis. Eu não queria botar na Justiça, porque teria que colocar o Flamengo também. Porque o clube consentiu com isso tudo, utilizando a imagem do clube e, inclusive, fazendo uma parceria. Sou sócio, curto, vou ao estádio, levo meu filho, mas tive que acionar - finalizou.

* Sob a supervisão de Victor Mendes

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!