Com proposta do Fluminense, Felipe Melo pode oferecer versatilidade e liderança ao elenco tricolor
Jogador atua como volante e zagueiro, e foi um dos líderes da equipe do Palmeiras em conquistas. Lesões e idade preocupam parte da torcida

Nesta semana, o Fluminense iniciou as negociações para os reforços da próxima temporada. Entre os candidatos a vestirem a camisa tricolor, Felipe Melo chama a atenção. Na última quinta, o clube encaminhou uma proposta ao volante de 38 anos, que está com o contrato perto do fim com o Palmeiras. Bicampeão da Libertadores e multicampeão, o jogador tem a marca da versatilidade em campo, além do espírito de liderança e experiência em competições de alto nível.
Felipe Melo começou sua carreira em 2001, no Flamengo, e em pouco tempo foi atuar na Europa. Entre Espanha, Itália, Turquia, Palmeiras e Seleção Brasileira, o atleta construiu uma reputação por ser frequentemente expulso de campo. Na Copa de 2010, foi expulso na eliminação para a Holanda e não teve outras oportunidades de vestir a amarelinha. Contudo, a carreira do camisa 30 não se limita às polêmicas dentro e fora de campo, já que ele tem qualidade e um currículo repleto de títulos.
VOLANTE E ZAGUEIRO
Uma das principais marcas de Felipe é a capacidade de apresentar bom desempenho em duas funções distintas. Na última temporada, o jogador passou a maior parte do ano como zagueiro, mas atuou em apenas 15 jogos do Brasileiro. Durante a competição, venceu a maior parte dos duelos terrestres e aéreos, além de ter a média de 1.6 interceptações por jogo. Os dados são do site SofaScore.
No final da temporada de 2020, voltou à posição original de volante e seguiu apresentando bons números. Em 2021, o jogador completou 44 jogos entre Brasileiro, Copa do Brasil, Supercopa do Brasil, Sul-Americana e Libertadores. Neste período, fechou o meio-campo palmeirense e foi um dos pilares do time.
LIDERANÇA
Desde 2017 no Palmeiras, Felipe Melo acumulou títulos e experiência no futebol nacional. O volante liderou a equipe na conquista do Brasileiro de 2018, da Copa do Brasil de 2020, além das duas últimas edições da Libertadores. Apesar do temperamento, o capitão do time paulista orientou a equipe na disputa de competições de alto nível. Na derrota para o Fluminense, neste Brasileiro, foi o principal intermediário entre o elenco visitante e a arbitragem.
LESÕES
Ainda que Felipe seja um jogador capaz de agregar ao grupo do Fluminense, a idade avançada e lesões preocupam parte da torcida. No Brasileiro 2020, o camisa 30 fraturou o tornozelo e teve recuperação lenta. Nesta temporada, uma lesão no joelho quase o impediu de atuar na final da Libertadores, mas acabou entrando em campo no segundo tempo. O mesmo ocorreu no jogo contra o Tricolor, em que o atleta iniciou a partida, mas não conseguiu completar os 90 minutos.
> Confira a classificação da Série A do Brasileiro
De olho na Libertadores 2022, a diretoria tricolor vê em Felipe Melo uma figura que pode balancear o elenco, composto em grande parte por jovens criados na base de Xerém, como o caso do volante André. Contudo, o Fluminense ainda disputa com o Internacional a transferência do jogador que, se sobra em talento, preocupa pela questão física. Ainda assim, o volante tem potencial para agregar ao grupo, que busca alçar voos maiores.

Futebol Feminino
CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina
Há 3 horas
Fluminense
Thiago Silva vê volta ao Fluminense como pedido de desculpas e explica saída: 'Primeira vez'
Há 10 horas
Fluminense
Jemmes abre mão, e Thiago Silva voltará a usar a camisa 3 do Fluminense
Há 15 horas
Fluminense
Thiago Silva se apresenta ao Fluminense antes do previsto
Há 21 horas
Fluminense
Fluminense x Inter de Milão: há um ano, o Tricolor fazia história no Mundial
Há 1 dia
Fluminense
Fica ou sai? Entenda futuro de Canobbio no Fluminense
Há 2 diasMais LANCE!

John Kennedy revela clube de infância, mas se declara ao Fluminense: 'Não consigo mais'

PSG encosta no Real Madrid: veja artilharia por clubes da Copa do Mundo

Veja a situação dos jogadores emprestados pelo Fluminense

Canobbio, do Fluminense, se revolta e é expulso em eliminação do Uruguai na Copa do Mundo

Canobbio, do Fluminense, vira assunto em eliminação do Uruguai: 'Vergonhoso'

Goleiro do Fluminense é internado e não tem prazo para voltar aos treinos

CBF cria nova janela de transferências após antecipação do Brasileirão

Fluminense tem estratégia definida no mercado para segundo semestre

Casada com joia do Fluminense, filha de ídolo do Flamengo se forma na Ucrânia

Guga, do Fluminense, vira alvo da Inter de Milão, diz jornal italiano

Thiago Silva se pronuncia pela primeira vez após acerto com o Fluminense

Fluminense recebe proposta do Betis por Facundo Bernal

Efeito Thiago Silva: por que o retorno do capitão transforma o Fluminense





