Naturalização pode aliviar impacto de nova regra de estrangeiros no Fluminense
Cano, Canobbio e Soteldo já acumulam longo período no país e aparecem como os casos mais próximos diante da redução da cota a partir de 2027

A redução gradual do limite de estrangeiros no Campeonato Brasileiro coloca o Fluminense diante de uma nova questão para a montagem do elenco nos próximos anos. Com nove jogadores de fora do país atualmente, o Tricolor já está exatamente no teto permitido em 2026 e verá esse número cair para oito a partir da próxima temporada.
A mudança aprovada pela CBF será progressiva. O limite de estrangeiros relacionados por partida passará para oito em 2027, sete em 2028, seis em 2029 e cinco em 2030.
➡️MPSP recomenda 4 mil ingressos para torcida do Fluminense contra o Palmeiras
Nesse cenário, a naturalização aparece como uma possibilidade para aliviar o impacto da nova regra. O processo já foi utilizado por jogadores de outros clubes, como Walter Kannemann, do Grêmio, que concluiu a naturalização brasileira em 2026 e deixou de ocupar uma das vagas destinadas a estrangeiros.
➡️Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras
No Fluminense, Germán Cano, Agustín Canobbio e Yeferson Soteldo aparecem como os casos mais avançados pelo tempo de permanência no Brasil.
➡️Com base definida, veja os jogadores que se tornaram pilares do Fluminense de Marcão
Cano, Canobbio e Soteldo aparecem mais próximos
Cano atua no futebol brasileiro desde janeiro de 2020, quando chegou ao Vasco, e permaneceu no país ao se transferir para o Fluminense em 2022. O argentino já supera com folga o período geral de quatro anos exigido para a naturalização ordinária.
Canobbio está no Brasil desde 2022, quando foi contratado pelo Athletico-PR. O uruguaio também ultrapassa quatro temporadas no país e permaneceu no futebol brasileiro após acertar com o Fluminense.
A presença de Canobbio na Seleção Uruguaia não impede uma eventual naturalização brasileira. Uma coisa é a cidadania civil, outra é a elegibilidade para defender uma seleção. O atacante pode se naturalizar e deixar de ocupar vaga de estrangeiro no futebol brasileiro mesmo sem ter condições de atuar pela Seleção Brasileira.
Soteldo também aparece nesse grupo. O venezuelano retornou ao futebol brasileiro em 2022 e permaneceu no país desde então, passando por Santos, Grêmio e Fluminense. Pelo tempo de permanência, também pode estar próximo de cumprir o requisito.
A confirmação individual, porém, depende da data em que cada jogador passou a ter residência por prazo indeterminado registrada na Polícia Federal. É esse registro, e não apenas o tempo atuando no futebol brasileiro, que entra na contagem oficial.
Savarino e Serna aparecem na sequência no Fluminense
Savarino voltou ao Brasil em 2024, depois de período nos Estados Unidos. Mantida a residência contínua, o venezuelano se aproximaria do prazo geral de quatro anos em 2028.
Kevin Serna chegou ao Fluminense em 2024 e também ainda precisa acumular mais tempo no país. Freytes, Lucho Acosta, Julián Millán e Rodrigo Castillo têm passagens mais recentes e aparecem mais distantes do critério geral.
O prazo pode ser reduzido em situações específicas previstas pela legislação, como nos casos de estrangeiros com filho brasileiro ou cônjuge ou companheiro brasileiro.
A naturalização também depende da iniciativa do próprio atleta e do cumprimento de outros requisitos, como capacidade de comunicação em português e situação penal regular.

Tudo sobre

Fluminense
Fala de Mattheus Montenegro, presidente do Fluminense, sobre bets repercute: 'Revoltante'
Há 18 horas
Fluminense
Cano e Ganso no Fluminense: ídolos vivem indefinição contratual
Há 1 dia
Fluminense
Fluminense tem dez jogadores pendurados para enfrentar o Vitória
Há 1 dia
Vasco
Pedrinho sobre postura do consórcio Fla-Flu sobre Maracanã: 'Sei muito bem qual foi a intenção'
Há 3 dias
Futebol Internacional
Ex-Fluminense marca em jogo da Premier League
Há 3 dias
Fluminense
Thiago Silva embala vestiário e deixa futuro em aberto no Fluminense antes de vitória no Brasileirão
Há 4 diasMais LANCE!

Riquelme Felipe, do Fluminense, é convocado para amistosos da Seleção sub-20 contra o Peru

Fluminense ganha tempo para recuperar veteranos e buscar soluções no ataque

Consórcio Fla-Flu coloca Maracanã à disposição do Vasco para duelo com o Palmeiras

CBF detalha rodadas 35 e 36 do Brasileirão; veja datas e horários dos jogos

Fluminense encontra gols fora do ataque em meio a jejum dos titulares

Thiago Silva celebra reação do Fluminense após eliminação: 'Um time ferido'

Opinião: chegou a hora de Marcão ouvir o campo no Fluminense

Hércules assume responsabilidade e traz solução ofensiva ao Fluminense

Análise: Fluminense vence pela insistência, mas repete problemas na criação

Marcão defende estilo do Fluminense e explica escolhas: 'Tenho jogadores com idade muito alta'

Nonato revela impacto de pênalti perdido pelo Fluminense: 'Ainda me tira um pouco o sono'

Hulk discute com torcedor após ser substituído em Fluminense x Internacional

Herói da virada do Fluminense, Lucho Acosta valoriza minutos e vitória do Tricolor
