Fluminense lamenta morte de Zuenir Ventura, referência no jornalismo e tricolor apaixonado
Escritor integrava cadeira dos Imortais da Academia Brasileira de Letras

O jornalista e escritor Zuenir Ventura morreu nesta terça-feira (22), aos 95 anos, em decorrência de uma pneumonia. Torcedor do Fluminense, o lendário comunicador foi homenageado pelo clube nas redes sociais.
— O Fluminense FC lamenta o falecimento do jornalista e escritor Zuenir Ventura, aos 95 anos. Torcedor apaixonado do Tricolor, Zuenir foi um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, com uma trajetória de mais de seis décadas dedicada às letras e à imprensa do país. O clube se solidariza com familiares, amigos e fãs neste momento de dor. Descanse em paz, Mestre! — escreveu o Tricolor das Laranjeiras.
➡️ Tudo sobre o Fluminense agora no WhatsApp. Siga o nosso canal Lance! Flu
Quem foi Zuenir Ventura?
Zuenir Ventura era um dos imortais da Academia Brasileira de Letras, entre os quais ocupava a Cadeira n.º 32 desde outubro de 2014, um reconhecimento a mais de meio século de atuação no jornalismo e literatura, combinando reportagem, memória, investigação e análise social para retratar momentos marcantes do país.
Entre tantos trabalhos importantes, destaque para obras como "O Ano que Não Terminou", "Cidade Partida" e "Chico Mendes: Crime e Castigo".

Natural de Além Paraíba, no interior de Minas Gerais, Zuenir Ventura também foi pintor de parede, office-boy, praticante de basquete, arquivista e professor universitário.
O escritor deixa a mulher, Mary Ventura, e os dois filhos: o jornalista Mauro Ventura e a editora Elisa Ventura. O seu corpo será velado nesta quarta-feira (23), na Academia Brasileira de Letras, no Centro do Rio de Janeiro, e enterrado no mausoléu da ABL no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense.
Tudo sobre

Fora de Campo
IA crava placar de Flamengo e Grêmio pelo Campeonato Brasileiro
Há 39 minutos
Fora de Campo
Inteligência artificial crava resultado em São Paulo e Corinthians
Há 1 hora
Fora de Campo
Torcida do Palmeiras reage às convocações de Flaco e Giay: 'Não tem'
Há 2 horas
Fora de Campo
Decisão de arbitragem divide opiniões em Chapecoense x Mirassol: 'Escandaloso'
Há 12 horas
Fora de Campo
Torcida do Vasco reage à escolha de árbitro para semifinal contra o Palmeiras: 'Parabéns'
Há 13 horas
Corinthians
Corinthians se manifesta após morte de jogador na Espanha
Há 14 horasMais LANCE!

Erro de ex-Flamengo em Barcelona x Aston Villa vira assunto: 'Pífio'

Caballero, atacante do Santos, é parado pela polícia ao conduzir carro alugado com queixa de roubo

Veja gol em Barcelona x Aston Villa: Raphinha marca o terceiro do Barça

Fala de Mattheus Montenegro, presidente do Fluminense, sobre bets repercute: 'Revoltante'

Ex-Real Madrid, Míchel Salgado explica escolha por time brasileiro

Apresentadora que pediu a mão de Tom Brady é detida nos EUA

Jornalista dá veredito sobre polêmica em Bragantino x Santos

Jesús de Miguel recebe homenagem de jogadores do Real Madrid

Entrevista polêmica de Gabigol após Bragantino x Santos viraliza: 'Arisco'

Ex-Flamengo e Santos faz gol de cabeça na várzea e comemora no alambrado; veja

Especialista de arbitragem aponta pênalti não marcado em Bragantino x Santos

Torcida do Flamengo reage à atuação de Wallace Yan contra o Santos: 'Saudades'

PC Oliveira crava erro de arbitragem em RB Bragantino x Santos pelo Brasileirão
