Explosão, emoção e lágrimas: Fred se despede do Fluminense e do futebol no lugar que mais amou
Atacante entrou aos 32 minutos do segundo tempo e não fez o gol 200, mas levou o estádio ao choro no último jogo da carreira

O tempo correu diferente no Maracanã nesse 9 de julho de 2022. De certa forma, parecia que nada mais no mundo acontecia quando o estádio vivia a expectativa do adeus de Frederico Chaves Guedes pelo Fluminense. Às 20h40 tudo parou. Fernando Diniz se reuniu com a comissão técnica e decretou: a última vez do camisa 9 seria a partir dos 32 minutos do segundo tempo. Germán Cano, artilheiro e futuro do clube, reverenciou o passado, que deu adeus da maneira mais forte, bonita e merecida que poderia.
+ Fred encerra a carreira no futebol; veja números, recordes e títulos
O tempo é capaz de corrigir injustiças da história. Neste sábado, quando todo mundo parou para ver Fred, a imagem que fica ao final não é a derrota por 7 a 1 com a Seleção Brasileira, quando viveu o pior momento da carreira. É do homem que fez uma torcida retomar a confiança e ídolo de gerações e mais gerações de tricolores. Nas lágrimas, no arrepio, do frio na barriga se contou o fim - ou mais um começo - na história de um dos grandes artilheiros do futebol brasileiro.
Os arredores do Mário Filho acordaram cedo. A expectativa pela despedida trouxe gente de longe. Espírito Santo, Bahia e até Portugal. Todos se encontravam para a celebração de um dos maiores da história tricolor. A torcida do Fluminense, acostumada a chegar em cima da hora e demorar a entrar, mudou de hábitos. Às 13h o clima já era de festa. Quando o show de Belo terminou, às 18h, o estádio já estava tomado por verde, branco, grená e ansiedade.
Veja a tabela da Série A do Brasileirão
O peso dos três pontos foi muito maior do que as festividades para Fernando Diniz e, assim, o treinador manteve o planejamento de iniciar com o centroavante como reserva. No banco, Fred foi intenso como sempre. Na primeira grande oportunidade do time, levantou correndo para celebrar o que poderia ter sido o gol de Matheus Martins. Nas faltas mal marcadas ou não sinalizadas pelo árbitro, foi efusivo nas reclamações.
Chamava a torcida, cantava e pulava como se fosse um deles dentro de campo. Mas era o mais importante deles no gramado. O rei da festa, o sol onde todos os outros planetas orbitavam. No momento do gol de Cano, passado e presente se encontraram, trocaram corações quando o argentino substituiu o L pela celebração que marcou o camisa 9. O imã de Fred levava todos os acontecimentos até ele.
+ Fred é homenageado por nomes do mundo do futebol
Quando Matheus Martins ampliou e tranquilizou mais o ambiente, que respirava pesado, os caminhos novamente se direcionavam apenas ao atacante. Mas o ambiente praticamente exigia que ele saísse dos lados do campo para entrar nele uma última vez. Diniz assim o fez. Até mais cedo do que se esperava. Segundos depois de mais um "o Fred vai te pegar", foi a hora do veterano com sorriso de jovem fazer a última dança.
O gol 200 não veio. Fred se movimentou pelo ataque, auxiliou na defesa, cobrou e comemorou. Tentou, apesar das pernas já não corresponderem mais à toda vontade que demonstra. A torcida mal reparou quando o Ceará descontou o placar nos acréscimos. Minutos antes, cantou "seremos campeões", confiança essa que o centroavante ajudou a recuperar nos últimos meses - e na história.
O discurso final foi emocional. Ainda no túnel viu os olhos ficarem marejados, mas segurou. Na despedida, conseguiu, enfim, entrar, mesmo que um pouco, no meio da torcida. Cantou músicas, colocou o chapéu do clube e um óculos escuro. Curtiu no meio de muita gente que aproveitou para tocar no que parecia extremamente distante. O Maracanã se emocionou e deu adeus a Fred uma última vez.

Fluminense
Radar dos emprestados: veja como estão os jogadores que pertencem ao Fluminense
Há 3 horas
Fluminense
Naturalização pode aliviar impacto de nova regra de estrangeiros no Fluminense
Há 16 horas
Futebol Nacional
Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores
Há 17 horas
Futebol Nacional
MPSP recomenda 4 mil ingressos para torcida do Fluminense contra o Palmeiras
Há 18 horas
Futebol Nacional
Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras
Há 20 horas
Vasco
Torcedores do Vasco protestam por uso do Maracanã e cobram cumprimento de edital
Há 20 horasMais LANCE!

Com base definida, veja os jogadores que se tornaram pilares do Fluminense de Marcão

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

Thiago Silva completa 42 anos como referência técnica e pilar do Fluminense

Entenda como a nova regra de jogadores estrangeiros afetará o Fluminense até 2030

Fluminense lamenta morte de Zuenir Ventura, referência no jornalismo e tricolor apaixonado

Marcão, do Fluminense, tem 2º melhor aproveitamento entre técnicos do Brasileirão

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

Conmebol define datas e horários das semifinais da Libertadores

Palmeiras x Fluminense: Conmebol define datas da semi da Libertadores e mantém decisão no Nubank Parque

Aos 40, Hulk desafia o tempo e vira protagonista do Fluminense de Marcão

Fluminense respira antes de reta decisiva e ganha tempo para afinar o time



