Como o Fluminense atual pode se inspirar no último time a conquistar vaga na Libertadores pelo Brasileirão
Em 2011, o Tricolor das Laranjeiras terminou o Brasileirão com 63 pontos, 20 vitórias, 15 derrotas e apenas três empates

Depois de oito anos, o Fluminense está de volta à Libertadores. O Tricolor não precisou entrar em campo para sacramentar a vaga, mas reforçou a briga pela fase de grupos ao vencer o Ceará por 3 a 1 no último domingo. Assim como na temporada de 2011, a classificação para o torneio veio na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Naquela ocasião, porém, o Flu precisou jogar e goleou por 4 a 0 o Figueirense, além de outras combinações de resultados. Neste ano, a equipe de Marcão luta por outra coincidência: conseguir a classificação direta na competição continental.
> Pode sonhar com mais? Relembre as campanhas do Tricolor na Libertadores
Em 2011, a confirmação da vaga direta veio somente na última rodada, algo que pode acontecer também nesta temporada. Para conquistar a classificação para a fase de grupos da Libertadores há 10 anos, o Tricolor só dependia de si. Um simples empate com o Botafogo na última rodada garantiria o clube na terceira colocação. Em caso de derrota para o Glorioso, deveria torcer por um tropeço do Flamengo contra o Vasco. No fim, tanto o Clássico Vovô, quanto o Clássico dos Milhões terminaram empatados em 1 a 1.
Na temporada de 2020, a garantia na competição internacional não depende apenas do Fluminense. O São Paulo, que tem um jogo a menos a ser disputado na próxima sexta-feira, e o Atlético-MG têm dois pontos a mais e são os times a serem alcançados. O time paulista enfrenta o Palmeiras e ainda tem Botafogo e Flamengo pela frente. Já os mineiros visitam o Sport e recebem o Palmeiras. Neste cenário, o Fluminense precisa vencer suas partidas contra Santos e Fortaleza e torcer por tropeços dos adversários.
> Confira a tabela do Brasileirão
O time de 2011 terminou o Brasileirão com 63 pontos, 20 vitórias, 15 derrotas e apenas três empates. Portanto, terminou a competição com um aproveitamento de 55,3%. O time de 2020 tem, até aqui, 60 pontos, 17 vitórias, dez derrotas e nove empates, o que representa um aproveitamento praticamente igual, mas um pouco superior de 55,6%.
ALÉM DOS NÚMEROS
Em 2011, a campanha não começou bem, mas entrou nos trilhos com Abel Braga. No caso da atual temporada, o time vinha bem com Odair Hellmann, mas também precisou recorrer também a um ídolo do clube, Marcão, para sonhar com a classificação após a saída do antigo treinador. Há 10 anos, vale lembrar, o Flu ficou no meio da tabela em boa parte daquele campeonato. A arrancada veio no segundo turno e a equipe só entrou no G4 na 23ª rodada, saiu na 28ª e retornou na 30ª para não sair mais. Em 2020/21, o Flu finalizou a parte inicial da competição entre os classificados, passou nove rodadas fora, mas retornou na 33ª rodada e não sairá mais.
Outro ponto curioso está no gol. Inspiração de Marcos Felipe após sair da reserva e ser destaque do título do Brasileirão em 2010, Ricardo Berna iniciou jogando naquela temporada de 2011, mas acabou perdendo a vaga em junho, com a chegada de Diego Cavalieri. É o caso contrário do atual goleiro do Flu, que iniciou no banco e barrou o antigo titular, Muriel, para garantir sua titularidade.
Naquele time o Flu também contava com Fred. Ali, ele ainda vivia seus grandes momentos, com 34 gols em 43 partidas. No ano seguinte, foi protagonista novamente liderando o time a mais um título do Campeonato Brasileiro, algo que pode inspirar o Fluminense. Se a campanha na Libertadores daquele ano não foi boa, conseguindo uma classificação heroica na fase de grupos, mas sendo eliminado nas oitavas de final, na temporada seguinte veio o caneco nacional.
Diferentemente desta temporada, apenas Elivelton, Digão, Wallace Oliveira, Leandro Euzébio, Tartá, Fernando Bob e Matheus Carvalho estiveram no elenco e passaram pela formação em Xerém. Atualmente são 23 atletas da base utilizados no Fluminense, sendo 14 ainda no elenco principal.
Independentemente das coincidências ou diferenças, o objetivo é o mesmo: entrar direto na fase de grupos e sonhar em conquistar títulos importantes novamente. O Fluminense volta a entrar em campo neste domingo, contra o Santos, na Vila Belmiro, às 18h15.

Fluminense
Radar dos emprestados: veja como estão os jogadores que pertencem ao Fluminense
Há 9 horas
Fluminense
Naturalização pode aliviar impacto de nova regra de estrangeiros no Fluminense
Há 21 horas
Futebol Nacional
Opinião: ressalvas à parte, os nossos estrangeiros também não são os melhores
Há 23 horas
Futebol Nacional
MPSP recomenda 4 mil ingressos para torcida do Fluminense contra o Palmeiras
Há 23 horas
Futebol Nacional
Como um jogador estrangeiro pode se naturalizar brasileiro? Veja as regras
Há 1 dia
Vasco
Torcedores do Vasco protestam por uso do Maracanã e cobram cumprimento de edital
Há 1 diaMais LANCE!

Com base definida, veja os jogadores que se tornaram pilares do Fluminense de Marcão

Regra dos 12 jogos no Brasileirão e times B entram na mira de CBF e clubes

Dos clubes à Seleção: os impactos da redução do limite de estrangeiros no Brasileirão

Thiago Silva completa 42 anos como referência técnica e pilar do Fluminense

Entenda como a nova regra de jogadores estrangeiros afetará o Fluminense até 2030

Fluminense lamenta morte de Zuenir Ventura, referência no jornalismo e tricolor apaixonado

Marcão, do Fluminense, tem 2º melhor aproveitamento entre técnicos do Brasileirão

Clubes aprovam redução de estrangeiros no Brasileirão

Copa do Brasil terá aumento de premiação, mas parte do valor terá destino obrigatório

Conmebol define datas e horários das semifinais da Libertadores

Palmeiras x Fluminense: Conmebol define datas da semi da Libertadores e mantém decisão no Nubank Parque

Aos 40, Hulk desafia o tempo e vira protagonista do Fluminense de Marcão

Fluminense respira antes de reta decisiva e ganha tempo para afinar o time



