Abel Braga inicia pré-temporada com quatro desfalques e tem missão de superar desconfiança no Fluminense
Treinador foi anunciado pouco depois do fim do Brasileirão e inicia a quarta passagem com peso de retomar protagonismo do Flu

Pelo segundo ano consecutivo na Libertadores e cheio de reforços mais experientes, o Fluminense apostou no técnico Abel Braga para 2022. Com Marcão de volta ao cargo de auxiliar, o veterano treinador tem a missão de voltar a fazer um bom trabalho no Rio de Janeiro e superar as desconfianças em torno da contratação. Ele foi anunciado pouco depois do fim do Brasileirão, em movimento rápido da diretoria.
Abel foi o último treinador a conquistar títulos relevantes pelo Flu, em 2012, quando levantou o Campeonato Carioca e o Brasileirão. Houve ainda a Primeira Liga em 2016, mas o torneio não foi para frente e muitos não consideram como importante. Fato é que a seca é longa e o Tricolor quer ser protagonista novamente. Na última passagem, em 2018, o cenário era completamente diferente do atual em um clube que convivia com lutas contra o rebaixamento e crise dentro e fora do campo.
Para este ano, o Flu quer voltar a figurar entre os principais do país. Por isso também o alto investimento nos sete reforços contratados. Deles, quatro já estiveram no CT Carlos Castilho com o treinador: Willian, Mario Pineida, David Duarte e Nathan. O volante Felipe Melo está em isolamento por Covid-19, assim como Germán Cano, que ainda não foi anunciado. Cristiano é aguardado para assinar contrato.
Além dos três já citados, o jovem Luiz Henrique também foi desfalque no primeiro dia de atividades. Ele testou positivo para Covid nos testes feitos com o elenco e foi o único jogador afastado. Os dois reforços devem conseguir se reunir com o grupo ainda nesta semana após cumprirem os sete dias isolados, enquanto o atacante de Xerém apenas na outra segunda-feira. Cabe lembrar que Lucca e Yuri estão fora dos planos. O primeiro vai rescindir para assinar com a Ponte Preta e o segundo nem se reapresentou.

Vale lembrar que o treinador ainda não pode contar com nomes como John Kennedy, Matheus Martins e Wallace, todos mandados para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Eles são do elenco profissional, mas foram ganhar mais rodagem. A final está marcada para 25 de janeiro. O Flu já está na segunda fase. Ele também quer observar o Sub-23 para encorpar o grupo.
Se em junho de 2018 Abel pediu para sair por conta do desgaste e da falta de reforços, o cenário atual é mais animador dentro do Flu. O nome do veterano dividiu as opiniões muito por conta dos recentes trabalhos ruins em Flamengo e Vasco, apesar de ter sido vice-campeão brasileiro com o Internacional em 2020.
A primeira semana de trabalhos será com treino integral terça, quinta e sexta-feira. Na quarta e no sábado as atividades são à tarde. O domingo será de folga para os atletas. Vale ressaltar que a estreia no Carioca deve acontecer entre os dias 26 e 27 de janeiro, contra o Bangu. O primeiro jogo do Tricolor na Libertadores será no dia 22 de fevereiro, uma terça-feira, fora de casa, no Estádio El Campín, que fica 2.552m acima do nível do mar, em Bogotá, na Colômbia. A volta é em 1º de março, em São Januário.

Fluminense
Fluminense abre venda de ingressos para amistosos no Maracanã
Há 2 horas
Futebol Feminino
CBF detalha datas e horários das oitavas da Copa do Brasil Feminina
Há 8 horas
Fluminense
Thiago Silva vê volta ao Fluminense como pedido de desculpas e explica saída: 'Primeira vez'
Há 15 horas
Fluminense
Jemmes abre mão, e Thiago Silva voltará a usar a camisa 3 do Fluminense
Há 20 horas
Fluminense
Thiago Silva se apresenta ao Fluminense antes do previsto
Há 1 dia
Fluminense
Fluminense x Inter de Milão: há um ano, o Tricolor fazia história no Mundial
Há 1 diaMais LANCE!

Fica ou sai? Entenda futuro de Canobbio no Fluminense

John Kennedy revela clube de infância, mas se declara ao Fluminense: 'Não consigo mais'

PSG encosta no Real Madrid: veja artilharia por clubes da Copa do Mundo

Veja a situação dos jogadores emprestados pelo Fluminense

Canobbio, do Fluminense, se revolta e é expulso em eliminação do Uruguai na Copa do Mundo

Canobbio, do Fluminense, vira assunto em eliminação do Uruguai: 'Vergonhoso'

Goleiro do Fluminense é internado e não tem prazo para voltar aos treinos

CBF cria nova janela de transferências após antecipação do Brasileirão

Fluminense tem estratégia definida no mercado para segundo semestre

Casada com joia do Fluminense, filha de ídolo do Flamengo se forma na Ucrânia

Guga, do Fluminense, vira alvo da Inter de Milão, diz jornal italiano

Thiago Silva se pronuncia pela primeira vez após acerto com o Fluminense

Fluminense recebe proposta do Betis por Facundo Bernal






