O que mudou? Flamengo e Independiente Del Valle voltam a decidir Recopa no Maracanã

Equipes se enfrentaram em 2020, e o Rubro-Negro venceu por 5 a 2 no agregado

Flamengo X Independiente del Valle - Comemoração
Gabigol comemora gol contra o Independiente Del Valle no Maracanã (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

Escrito por

O Flamengo tentará, nesta terça-feira, reverter o resultado negativo que trouxe de Quito, pela Recopa Sul-Americana. A derrota por 1 a 0 para o Independiente Del Valle obriga o Rubro-Negro a vencer diante de sua torcida, se quiser sonhar com o título. Curiosamente, as equipes já estiveram em situação bastante parecida em 2020.

+ Ângelo apaga publicação de elogio a jogador do Flamengo e explica comentário

Flamengo e Independiente Del Valle se enfrentaram há três anos na final da Recopa Sul-Americana, quando o clube carioca ainda era comandado por Jorge Jesus. Na ocasião, o Rubro-Negro conseguiu o título com 5 a 2 no agregado e vitória por 3 a 0 no Maracanã. Os gols foram marcados por Pedro e Bruno Henrique (ida), e Gabigol e Gerson, duas vezes, na volta. 

Mesmo que espere um final feliz depois de dois fracassos na temporada, a torcida do Flamengo sabe da dificuldade do jogo e o quanto o elenco rubro-negro mudou no período. Por isso, o LANCE! traz cada detalhe das mudanças, desde as saídas e reposições até o estilo de jogo proposto.

MUDANÇAS NO ELENCO

Ao todo, o Flamengo pode ter até sete mudanças em relação ao time que enfrentou o Independiente Del Valle há três anos. A defesa, definitivamente, foi o setor mais afetado pelas saídas e tem apenas Léo Pereira e Filipe Luís como remanescente, embora nenhum dos dois possa estar em campo já que ambos seguem em recuperação de lesões. Diego Alves, Rafinha e Gustavo Henrique deixaram o clube. 

+ Flamengo divulga informações de ingressos para clássico contra o Vasco

A partir do meio-campo, Willian Arão também procurou novos ares e está no Fenerbahçe sob o comando de Jorge Jesus, técnico do Flamengo na época. Gerson até chegou a deixar o Rubro-Negro após ser vendido para o Olympique de Marselha, mas retornou nesta temporada. Everton Ribeiro, Arrascaeta, Pedro e Gabigol seguem no Ninho do Urubu. 

Flamengo x Independiente Del Valle (Volta - 2020): Diego Alves*, Rafinha*, Gustavo Henrique*, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão*, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol.

Flamengo x Independiente Del Valle (2023)**: Santos, Varela, David Luiz, Fabrício Bruno e Filipe Luís; Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabi e Pedro.

*Deixaram o clube
**Projeção do time titular

Flamengo X Independiente del Valle - Jorge Jesus
Jorge Jesus foi o técnico do Flamengo no último encontro na Recopa, em 2023 (Foto: Marcelo Cortes / Flamengo)

ESQUEMA TÁTICO DIFERENTE

Quando venceu o Independiente Del Valle, o Flamengo tinha um esquema bem definido e conhecido de Jorge Jesus. A equipe procurava ficar com a bola para evitar que a linha defensiva, protegida apenas por Willian Arão, ficasse exposta. Na época, o Rubro-Negro sofreu com a altitude, mas conseguiu impor seu estilo no Maracanã.

A situação atual do clube, no entanto, é bem diferente com Vítor Pereira. Por ser início de trabalho, o conterrâneo de Jorge Jesus ainda não encontrou seu melhor esquema e vive momento de inconsistência defensiva. Tanto que o Flamengo sofreu 13 gols em 13 partidas neste ano, uma das piores marcas entre os clubes da Série A. 

Flamengo X Independiente del Valle - Taça
O elenco com a taça da Recopa Sul-Americana (Foto: Jorge Rodrigues/Eleven)

DO CÉU AO INFERNO

Os momentos vividos pelo elenco do Flamengo também são bem diferentes. Enquanto em 2020, após conquistar a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, os jogadores viviam "lua de mel" com a torcida, 2023 reservou fracassos e frustrações. Com a perda da Supercopa do Brasil e a ausência na final do Mundial, o plantel chega à Recopa Sul-Americana com pressão pela vitória. 

Se não conquistar o título no Maracanã, o Flamengo acumulará seu terceiro revés em finais na temporada, e Vítor Pereira sofrerá pressão. Mais do que a conquista, a final vale a tranquilidade para o Rubro-Negro trabalhar e buscar novas glórias em 2023. 

+ Flamengo x Independiente Del Valle: onde assistir, escalações e desfalques da volta da Recopa Sul-Americana

Flamengo e Independiente Del Valle se enfrentam às 21h30 (de Brasília) desta terça-feira (28), no Maracanã. A Nação Rubro-Negra sentiu o momento da equipe e, por isso, promete união e casa cheia para apoiar o time na decisão. Ao todo, mais de 56 mil ingressos foram vendidos de maneira antecipada. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter