Flamengo mostra evolução no ataque e tem aumento no número de gols

Equipe rubro-negra, nas últimas três rodadas do Campeonato Brasileiro, fez 10 gols em 19 finalizações no alvo. Setor era uma das prioridades do técnico Dorival Júnior

Dorival Junior - Flamengo
Dorival está no comando do Flamengo há quatro partidas e tem três vitórias (Gilvan de Souza / Flamengo

Escrito por

Logo após a partida contra o Bahia, a primeira de Dorival Júnior no comando do Flamengo, o treinador deixou claro qual seria a prioridade no início de trabalho no Rubro-Negro: o setor ofensivo. Três partidas se passaram desde então e a evolução no quesito ficou evidente, foram três vitórias por goleada (3 a 0 sobre Corinthians e Fluminense e 4 a 0 sobre o Paraná).

Uma das provas de tal mudança está nos números. Nas últimas três rodadas, o Flamengo teve a melhor pontaria na Série A, com 52% de chutes no gol, segundo o site Footstats. Foram 19 finalizações "no alvo", sendo 10 transformando-se em gols.

A equipe se tornou a segundo na lista de relação de chutes necessários para fazer um gol, com 7,96, atrás apenas do Palmeiras, que tem 7,91.

Gráfico aponta finalizações do Fla no Brasileiro
Gráfico aponta finalizações do Fla no Brasileiro (Reprodução)

— Espero que possamos aproveitar bem essa semana, principalmente aproveitando alguns posicionamentos do meio para a frente, movimentação, finalizações. Isso será fundamental para termos as penetrações, os movimentos corretos para finalizarmos — disse, à época.

A melhora do desempenho do ataque coincide também com a ascensão de dois nomes do setor. Vitinho, que não estava engrenando, já fez um gol e deu quatro assistências neste período. Uribe, que viva situação parecida e estava revezando a titularidade com Dourado, fez três gols.

Sempre que tem oportunidade, Dorival ressalta que está tendo um tempo de trabalho que Barbieri não teve, uma vez que o Flamengo não vem tendo partidas durante a semana.

No Campeonato Brasileiro, o Fla é o time que mais chutou, com 382 finalizações (Atlético-MG é o segundo, com 379), e Lucas Paquetá o jogador que mais arriscou ao gol adversário, com 76, em 26 partidas.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter