Goleiro no Guinness, vitória contra o Bota… Arena Botafogo traz bons ventos para o Fla
O reformado Luso-Brasileiro, também conhecido como Estádio do Ventos Uivantes, tem histórias que podem motivar o Flamengo para o clássico deste sábado, pelo Brasileirão

O Luso-Brasileiro, chamado de Arena Botafogo após a reforma que passou para receber os jogos do Glorioso, será palco do clássico entre o Alvinegro e o Flamengo neste sábado. No entanto, a agora casa botafoguense, também conhecida como Estádio dos Ventos Uivantes por conta das ventanias que ocorrem por lá, traz no ar da sua história sinais positivos para o Rubro-Negro que podem servir de inspiração e motivação para a partida. No local, um goleiro do Fla protagonizou um lance histórico que o eternizou no Guinness, o livro dos recordes. Além disso, no último jogo entre os times no estádio, o Flamengo saiu vencedor.
O ano era 1970, no dia 19 de setembro. Na última rodada do Campeonato Carioca, o Flamengo enfrentou o Madureira no Luso-Brasileiro e o então goleiro rubro-negro Ubirajara Alcântara gravou seu nome na história do clube e do futebol mundial. Ele fez um dos gols da vitória por 2 a 0 e se tornou o primeiro goleiro do Fla a balançar a rede e o primeiro de sua posição a marcar com a bola rolando. A grandiosidade do feito foi tanta que acabou no livro dos recordes.
Hoje com 70 anos, Ubirajara lembra do lance claramente até hoje. Após realizar uma defesa, ele chutou a bola da sua própria área e surpreendeu o goleiro adversário.
- Eu dei um chute de reposição de jogo. A bola quicou e encobriu o goleiro. Foi um grande gol - relembra Ubirajara.
O ex-goleiro fez questão de deixar claro uma coisa: o seu gol não saiu por causa dos ventos recorrentes no estádio. Ele se mostrou chateado com essa história e disse que ela é uma invenção da imprensa da época para desmerecer o seu feito.
- Não existe essa história de vento. Esquece isso. Isso foi uma coisa que a antiga imprensa inventou, desmerecendo o meu gol, que foi algo marcante, histórico. É preciso respeitar um feito que foi parar no livro dos recordes. Eles inventaram essa história porque sou negro. Se eu fosse branco, de olhos azuis, seria um gol incrível - desabafou Ubirajara, que ainda brincou com Pelé.
- O Pelé fez mais de mil gols. Eu fiz um e estou do lado dele no livro dos recordes. Para você ver como foi importante o meu gol. O meu gol tem o valor de mil - disse o ex-jogador do Flamengo.
Outra boa recordação do Fla no estádio é de 2005. Botafogo e Flamengo dividiam a Arena Petrobras, nome dado ao mesmo Luso-Brasileiro após passar por reforma, no Brasileirão daquele ano, enquanto o Maracanã estava fechado para obras visando o Pan-Americano de 2007. E no confronto direto entre os rivais, o Rubro-Negro levou a melhor.
O Flamengo venceu a partida por 2 a 0. Os gols do triunfo rubro-negro foram marcados pelo lateral-direito Léo Moura, hoje em fim de carreira atuando pelo Santa Cruz, e o atacante Jean, que está no América-RJ.
Assim, o Flamengo pode aproveitar os ventos positivos do Luso-Brasileiro para começar bem sua série final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro e se consolidar no G4 da competição nacional.

Futebol Internacional
River Plate anuncia a contratação de Thiago Almada, ex-alvo do Flamengo
Há 4 horas
Futebol Nacional
Flamengo se aproxima do Palmeiras em chances de título; gigantes ficam pressionados no Z-4
Há 6 horas
Fora de Campo
Eric Faria dispara sobre janela frustrada do Flamengo
Há 12 horas
Fora de Campo
Escritor promete provar que Flamengo é o 'maior do Brasil' em novo livro
Há 13 horas
Flamengo
Olheiro Lance!: cinco planos B para reforçar o ataque do Flamengo
Há 14 horas
Flamengo
Com outra postura, Flamengo dá resposta no Maracanã antes do jogo mais importante do ano
Há 15 horasMais LANCE!

Dê suas notas: quem foi o melhor em campo em Flamengo x Vitória?

Jardim rebate críticas no Flamengo e cita Filipe Luís: 'É melhor mudar de trabalho'

Jardim enaltece evolução do Flamengo e projeta partida contra o Cruzeiro

Caça ao Palmeiras? BH prega calma e põe foco na Libertadores

Classificação do Brasileirão: o que separa Palmeiras e Flamengo?

Em noite de golaços, Flamengo bate Vitória e diminui diferença para o Palmeiras

Gol antológico em Flamengo x Vitória choca torcedores: 'Absurdo'

Veja os gols do Flamengo sobre o Vitória no Brasileirão

Com desfalques importantes, Flamengo define escalação para enfrentar o Vitória

Flamengo tem desfalques de última hora para enfrentar o Vitória

Filipe Luís vira contra Liverpool, e torcida do Flamengo reage

Novo Almada? Conheça Alex Luna, monitorado pelo Flamengo

Flamengo procura representantes do meia-atacante argentino Alex Luna



