Exposto em finais, titular do Flamengo tem desempenho questionado em 2023

Santos não passa ileso pelos sete gols sofridos nos dois testes de nível na temporada, mas o sistema defensivo como um todo é o que deve preocupar o Flamengo para a sequência

Santos Flamengo x Palmeiras
Goleiro Santos, do Flamengo, durante a Supercopa do Brasil, contra o Palmeiras (F: Cesar Greco/Palmeiras)

Escrito por

O desempenho seguro apresentado ao longo de 2022 deu lugar às atuações questionáveis e, assim, Santos não passou ileso pelos dois grandes testes do Flamengo neste início de temporada. Afinal, foram sete gols sofridos nas partidas contra Palmeiras, pela Supercopa do Brasil, e Al Hilal, da Arábia Saudita, pelo Mundial de Clubes. A fragilidade do sistema defensivo, contudo, é que deve preocupar os torcedores e o treinador Vítor Pereira para os desafios que a equipe terá pela frente.

+ Cinco pontos que explicam o fracasso do Flamengo no Mundial de Clubes

Após o vice da Supercopa e a queda precoce no Mundial, o Rubro-Negro ainda disputará cinco títulos em 2023. O próximo é o da Recopa Sul-Americana, já nos dias 21 e 28 de fevereiro, contra o Independiente Del Valle (EQU). O jogo decisivo será no Maracanã. Todos os ingressos já estão vendido.

É verdade que a atuação do Flamengo foi condicionada pela expulsão de Gerson no fim do primeiro tempo, mas o time já apresentava deficiência na recomposição defensiva com o Coringa em campo. Após o intervalo, com um jogador a menos em desvantagem no placar, Vítor Pereira fez substituições para "manter o equilíbrio" do time, o que passou longe de acontecer. Foram oito finalizações do Al Hilal, que ainda desperdiçou outras várias chances de atacar com campo aberto.

Se Santos não melhorou seu retrospecto nas cobranças de pênaltis ao sofrer os dois gols de Salem ou mostrou insegurança na saída de bola que ocasionou a primeira penalidade, o camisa 1 segue com crédito e não há desconfiança interna que voltará a ser o goleiro decisivo que foi no último ano.

Por outro lado, a necessidade se impõe a Vítor Pereira para reencontrar o equilíbrio do Flamengo, especialmente tratando-se do substituto de João Gomes e de Rodinei. O técnico português terá alguns dias em Rabat, ainda no Marrocos, para fazer ajustes até a disputa de terceiro lugar do Mundial de Clubes, que será no sábado. O adversário será conhecido nesta tarde, no confronto entre Real Madrid, da Espanha, e Al Ahly, do Egito. O vencedor avança para a grande decisão do torneio contra o Al Hilal, algoz do Rubro-Negro.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter