Confira três fatores que podem beneficiar o Flamengo no intervalo sem jogos
Por conta de partidas adiadas durante a Data Fifa, Rubro-Negro só volta a campo no dia 12 de setembro, em duelo contra o Palmeiras, pela abertura do returno do Brasileirão
Depois de nove jogos, o Flamengo fechou a "maratona" de agosto de forma inapelável: com uma nova goleada na semana, desta vez diante do Santos, por 4 a 0, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro e na Vila Belmiro. O elenco de Renato Gaúcho, agora, terá uma pausa durante a Data Fifa com tempo de sobra para impulsionar o rendimento e se tornar ainda mais letal na sequência da temporada.
Foram sete vitórias, um empate e uma derrota neste mês, em que o Flamengo não jogará mais, pois, por conta de jogos adiados pela CBF, só voltará a campo no dia 12 de setembro, em duelo direto pelo título, diante do Palmeiras, fora de casa. E, diante desse cenário, o LANCE! separou três fatores que mais devem colaborar com Renato no intervalo sem jogos. Veja:
SISTEMA DE MARCAÇÃO
O Flamengo goleou Grêmio e Santos nos dois últimos jogos, sendo o primeiro pela ida das quartas da Copa do Brasil. Mas, apesar de os placares sinalizarem atuações irreparáveis, um olhar mais crítico constata a fragilidade no sistema de marcação individual de Renato Gaúcho, que tem proporcionado aos rivais espaços entre o meio e zaga com uma frequência preocupante.
Diego e Willian Arão não têm dado conta dos encaixes por dentro, e o tempo para treinar com ambos tende a afinar as movimentações ou até promover um novo modelo defensivo, como ocorreu no segundo tempo contra o Grêmio, com um a menos, quando o treinador optou por uma marcação por zona, que surtiu efeito, sobretudo contando com a maior "pegada" de Thiago Maia.
MATHEUZINHO ENTRE OS TITULARES
Como Isla está convocado para jogos nas Eliminatórias Sul-Americanas, a tendência é que Matheuzinho treine entre os titulares. O jovem lateral-direito está pedindo passagem; e não é de hoje. Tanto na fase defensiva quanto ofensiva, tem conseguido destaque e bons números quando acionado, geralmente vindo do banco de reservas. Contra o Santos, por exemplo, foi uma arma fundamental no apoio e colaborou diretamente para a goleada na Vila.
ATUAÇÕES: Gabi comanda vitória do Fla sobre o Santos e recebe a maior nota
Caso aproveite as sessões de treinamento nesse ínterim, Matheuzinho terá uma oportunidade de ouro para conquistar de vez a vaga e conseguir uma sequência entre os 11. O chileno segue deixando a desejar no Flamengo.
ENTROSAMENTO DOS REFORÇOS
No último jogo, Andreas Pereira entrou e atuou por dez minutos, aproximadamente. Foi o suficiente para apresentar ótimas credenciais nas duas fases do jogo. No ataque, foi frio e categórico para marcar o seu primeiro gol pelo Fla. E agora ele terá a sua maior série de treinos com os novos companheiros, o que permitirá a Portaluppi testá-lo entre os titulares em diversas funções do meio, usufruindo de sua versatilidade (veja mais aqui).
O plantel se reapresenta nesta quarta-feira, no Ninho do Urubu, quando Renato Gaúcho terá o primeiro contato com Kenedy no gramado, aliás. O meia-atacante, também contratado por empréstimo de um ano e com potencial para "chegar e jogar", é outro que será favorecido em prol da adaptação ao Brasil e ao time.
+ Veja a tabela do Brasileirão
É possível, inclusive, que Kenedy, a iniciar testes físicos nesta segunda, seja treinado na vaga de Everton Ribeiro, que foi convocado por Tite para a próxima leva das Eliminatórias - vale lembrar que Gabigol também está na lista.
A AGENDA DO FLAMENGO EM SETEMBRO:
12/9 - 20ª rodada do Brasileirão
Palmeiras x Flamengo, no Allianz Parque
15/9 - Volta das quartas de final da Copa do Brasil
Flamengo x Grêmio, no Maracanã
19/9 - 21ª rodada do Brasileirão
Flamengo x Grêmio, no Maracanã
22/9 - Ida da semifinal da Libertadores
Flamengo x Barcelona de Guayaquil, no Mané Garrincha
26/9 - 22ª rodada do Brasileirão
América-MG x Flamengo, no Independência
29/9 - Volta da semifinal da Libertadores
Barcelona de Guayaquil x Flamengo, no Monumental