Para 2018, Corinthians prepara ‘novo Arana’. Descubra quem é e como está

Campeão da Copa São Paulo de Juniores, jovem Guilherme Romão tem desempenho bem avaliado pelo Timão durante empréstimo ao Oeste. Ele deve ser integrado quando voltar

Pelo Oeste, lateral-esquerdo tem 18 jogos na Série B
(Foto: Luciano Benazzi)

Escrito por

O Corinthians convive nos bastidores com o temor de perder Guilherme Arana, um de seus principais jogadores nesta temporada, para 2018. Enquanto ouve sondagens e especulações cada vez mais constantes, o clube já prepara ações para o caso de perder o seu titular da lateral esquerda. Uma dessas ações é a integração de Guilherme Romão, jogador de 20 anos que atualmente defende o Oeste por empréstimo na Série B do Campeonato Brasileiro. 

Romão foi emprestado ao time hoje sediado em Barueri pouco após conquistar o título da Copa São Paulo de Juniores como titular do Timão sob o comando de Osmar Loss, que hoje é auxiliar do time principal. O lateral-esquerdo foi um dos jogadores mais bem avaliados no torneio de base, mas Fábio Carille considerou a posição preenchida com as presenças de Arana, Moisés e Marciel e não promoveu a promessa - Mantuan, Pedrinho e Carlinhos foram os únicos participantes da conquista que subiram.

Para 2018 o cenário é diferente. Arana é assediado pelo mercado de alvo de clubes como Sevilla e Atlético de Madrid (ESP), além de CSKA (RUS) e Bordeaux (FRA), o que torna sua permanência difícil. Já Moisés não aproveitou as chances recebidas neste ano e tem a permanência incerta. Por fim, Marciel é uma garantia de quem substituiu bem ao titular em 2017 e pode ser efetivado na posição. Guilherme Romão, neste caso, seria o suplente preparado para titularidade futura. 

O empréstimo ao Oeste foi uma forma de o Corinthians observar Romão em ação no futebol profissional. Carille já conhece e gosta do lateral-esquerdo, mas acha que ele precisa evoluir na parte defensiva - no ataque a avaliação é positiva, tanto é que o jogador atuava como meia antes de chegar ao Timão e também foi improvisado algumas vezes neste setor durante a Copinha.

Pelo time de Barueri, Guilherme Romão participou de 18 partidas da Série B. Após 28 jogos, o Oeste é quinto colocado na tabela e briga pelo acesso. Confira algumas estatísticas, de acordo com dados da plataforma Footstats:

- 10 cruzamentos certos (média de 0,6 por jogo)
- 39 cruzamentos errados (média de 2,2 por jogo)
- 6 passes para finalização (média de 0,3 por jogo)
- 29 desarmes feitos (média de 1,6 por jogo)
- 8 dribles certos (média de 0,4 por jogo)
- 27 faltas cometidas (média de 1,5 por jogo)
- 21 faltas sofridas (média de 1,2 por jogo)
- 6 finalizações (média de 0,3 por jogo)
- 5 interceptações certas (média de 0,3 por jogo)
- 442 passes certos (média de 24,6 por jogo, ou 83,1%)
- 90 passes errados (média de 5 por jogo, ou 16,9%)
​- 49 perdas de bola (média de 2,7 por jogo)

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter