Jogo de 15 gols e arbitragem polêmica: Portuguesa e Corinthians voltam a se enfrentar após oito anos

Na história do clássico, Timão leva a melhor sobre a Lusa

Corinthians x Portuguesa 1998 - Castrilli
Jogadores da Lusa inconformados com o árbitro Javier Castrilli (Foto: Arquivo)

Escrito por

Uma das rivalidades mais antigas e tradicionais do futebol paulista volta a acontecer. Após oito anos sem se enfrentarem, Portuguesa e Corinthians jogam neste domingo (12), às 16h, na Arena Mané Garrincha, em Brasília, mas enfrentando realidades diferentes.

+ Erro de Balbuena custa caro em noite desastrosa da defesa do Corinthians

O Timão sonha com títulos e começou a temporada com bons resultados sob o comando de Fernando Lázaro. Já a Lusa voltou à elite do futebol paulista após sete anos e luta contra o rebaixamento. A equipe começou o ano com o técnico Mazola Júnior e agora é comandada por Gilson Kleina.

O último embate entre as equipes foi em março de 2015, na Neo Química Arena. Sob o comando de Tite, o Corinthians derrotou a Portuguesa por 2 a 0, com dois gols de Malcom.

+ Veja as movimentações do mercado da bola no LANCE!

Ao todo, Lusa e Timão se enfrentaram 257 vezes, e o clube alvinegro leva vantagem no duelo, tendo levado a melhor em 143 ocasiões. Já o rubro-verde tem 60 vitórias, e 54 partidas terminaram empatadas. O LANCE! separou dois duelos para destrinchar a rivalidade.

CHUVA E RECORDE DE GOLS

Uma das partidas mais emblemáticas neste clássico aconteceu em 1928. Em duelo válido pelo Campeonato Paulista, o Corinthians venceu a Portuguesa por 10 a 5 no antigo Parque Parque Antarctica. Com quinze gols em noventa minutos, o jogo teve média de um gol a cada seis minutos.

Até os dias de hoje, esta é a partida da história do Campeonato Paulista com o maior número de gols.

+ Veja tabela e simule os jogos do Campeonato Paulista

POLÊMICA COM JAVIER CASTRILLI

Outro duelo que ficou marcado na história do clássico aconteceu na semifinal do Campeonato Paulista de 1998. O lado alvinegro era liderado por Gamarra, Rincón, Vampeta e Marcelinho Carioca, enquanto o rubro-verde tinha César, Augusto, Evair e Aílton.

Como teve melhor campanha, o Corinthians jogava por dois resultados iguais, e o primeiro jogo terminou empatado por 1 a 1 no Morumbi.

No confronto decisivo, disputado também no Cícero Pompeu de Toledo, a Lusa saiu na frente com Aílton. No segundo tempo, o árbitro argentino Javier Castrilli deu pênalti de Evair em Cris, e os jogadores da Lusa ficaram enfurecidos. Marcelinho Carioca converteu e empatou a partida, mas Da Silva recolocou a Lusa na frente.

Porém, aos 44 minutos da etapa final, o argentino marcou mais um pênalti polêmico para o Timão. Os ânimos aumentaram e quatro jogadores, sendo três da Portuguesa, foram expulsos. Rincón fez o gol que colocou o Alvinegro na final, mas a equipe de Vanderlei Luxemburgo foi derrotada pelo São Paulo na decisão.

RAIO-X
PORTUGUESA X CORINTHIANS

GERAL
257 jogos
143 vitórias do Corinthians
54 empates
60 vitórias da Portuguesa

PAULISTÃO
162 jogos
89 vitórias do Corinthians
35 empates
38 vitórias da Portuguesa

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter