Em depoimento, Edenílson mantém acusação de racismo a Rafael Ramos, do Corinthians
Meia do Inter esteve nesta segunda-feira (6) na sede do Tribuna de Justiça Desportiva de São Paulo

O meia Edenílson, do Internacional, manteve a versão de que o lateral-direito do Corinthians Rafael Ramos teria o chamado de macaco durante o duelo entre os times em que atuam, no último dia 14 de maio, pelo Campeonato Brasileiro. O meia da equipe gaúcha prestou depoimento no Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP), na manhã desta segunda-feira (6).
+ GALERIA - Retrospecto do Timão contra possíveis adversários na Copa do Brasil
+ TABELA - Confira e simule os jogos do Corinthians no Brasileirão
A informação foi publicada inicialmente pelo 'UOL Esporte' e confirmada pelo LANCE!.
Ramos apresenta uma outa versão do fato, dizendo que o que foi dito ao atleta do Inter foi a frase "foda-se, caralho" e não "macaco", como alega Edenílson. O jogador do Timão, inclusive, contratou duas perícias particulares que confirmam a versão do lateral português, que foram apresentadas durante depoimento ao TJD prestado por Rafael na semana passada. Antes,
O caso está sendo investigado tanto pela Justiça Desportiva, quanto pela comum, através da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, que, inclusive, encomendou uma perícia oficial, algo que também deve ser feito pelo TJD-SP.
No dia da acusação, Rafael Ramos foi detido e precisou pagar R$ 10 mil para ser liberado.
A detenção foi justificada pela súmula da partida, assinada pelo árbitro Bráulio da Silva Machado. O jurídico do Corinthians contestou a ação, já que no documento Bráulio afirma não ter escutado o diálogo entre os jogadores do Timão e Inter, relatando somente a acusação de Edenílson.
No âmbito desportivo, Rafael pode ser enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata sobre atos discriminatórios. A pena é de R$ 100 mil mais suspensão que vai de cinco a dez partidas.
Já em relação a justiça comum, a pena para crimes de injúria racial, no qual o lateral corintiano pode ser enquadrado, vai de um a três anos, além de pagamento de multa, que não tem valor especificado no artigo 20 da Lei 7.716/89, que atenta sobre o tema.

Futebol Nacional
Cássio relata depressão em saída do Corinthians antes de chegar ao Cruzeiro
Há 9 horas
Corinthians
Sylvinho expõe desgaste e avalia trabalho no Corinthians
Há 10 horas
Corinthians
Yuri Alberto conclui transição e se aproxima de retorno
Há 10 horas
Corinthians
Corinthians negocia novo patrocínio após proibição das bets
Há 11 horas
Corinthians
Negociando com Corinthians, Fatal Model detalha disputa com bets: 'Não temos musculatura'
Há 20 horas
Corinthians
Conmebol multa Corinthians por incidentes na Libertadores
Há 1 diaMais LANCE!

Em renegociação, Corinthians suspende pagamento à Caixa pela Neo Química Arena

Justiça suspende patrocínio da Fatal Fans com o Corinthians

Joia do Corinthians ganha protagonismo e brilha pelo Brasil Sub-17

Yuri Alberto quebra o silêncio sobre retorno após lesão: 'Muito feliz'

Corinthians vê números despencarem sem trio Garro, Yuri Alberto e Memphis

Zagueiro avança em recuperação e pode reforçar Corinthians contra o Inter

Inter anuncia promoção de ingressos e setores gratuitos contra o Corinthians

CBF define arbitragem para clássico entre Palmeiras e Corinthians

Corinthians perde patrocinador no futebol feminino

Trio campeão pelo Corinthians treina separado e vive indefinição

Dupla ex-Seleção, Palmeiras e Corinthians é campeã na várzea

Corinthians apresenta déficit em julho e vê dívida disparar em 2027

Corinthians anuncia renovação com Zakaria Labyad até 2027
