Coletiva da Inglaterra

Southgate conversou com os jornalistas nesta terça-feira (Foto: MLADEN ANTONOV / AFP)

Bernardo Cruz
10/07/2018
12:57
Enviado especial a Moscou (RUS)

A excitação da torcida inglesa com a campanha do país na Copa do Mundo da Rússia chegou até os membros do English Team. Cientes da felicidade dos fãs com a chegada da equipe da Terra da Rainha à semifinal, o técnico Gareth Southgate afirmou que o momento pode ajudar a unir o país, que passa por um momento turbulento na política por conta de indecisões com respeito ao Brexit (saída ou não da União Europeia).

- Não estou acostumado com isso na minha carreira. Estou muito orgulhoso da reação da torcida. Isso não é apenas sobre a maneira como jogam, eles são grandes embaixadores do nosso país. Nosso país passou por momentos difíceis recentemente, no que diz respeito a união, unidade. Nós recebemos boas mensagens da torcida e isso é um privilégio para nós - declarou.

Integrante da última geração inglesa que atuou em uma semifinal (na Eurocopa de 1996, quando, inclusive, perdeu um pênalti diante da Alemanha), Southgate elogiou o grupo que tem e, declarou, que não fez nada de diferente na preparação para a partida diante da Croácia.

- Claro que experiências como as que tive são importantes. Mas procurei não realizar nada de diferente em relação o que foi feito até aqui. Estamos preparados. Nunca vi uma equipe tão comprometida na seleção inglesa como essa. Espero que estejamos na final. Certamente faremos uma grande partida - declarou o comandante, que relembrou o que foi feito até aqui para justificar a sua confiança nos jovens jogadores:

--Somos um dos times mais jovens do campeonato. Mas esse time sempre teve fome de ir em frente. Tivemos que enfrentar pressão, marcamos gol no final, sofremos gols no final, fomos aos pênaltis. E sempre nos recuperamos.

Southgate não confirmou o time, mas declarou que tem todos os 23 jogadores disponíveis. Sendo assim, a tendência é que ele repita a mesma equipe que derrotou a Suécia nas quartas de final. A formação tem Pickford;Walker, Stones e Maguire; Trippier, Dele Alli, Henderson, Lingard e Ashley Young; Sterling e Harry Kane.